Referências

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Esta semana, lancei dois livros para celebrar o centenário de nascimento de Hugo Canto. Lançados no site deste jornal, podem ser acessados por todos que tenham interesse em conhecer um pouco mais deste personagem importante na história da região. Os links estão na matéria de lançamento.
Começo por este detalhe para ressaltar a importância de pessoas que após uma vida de trabalho e dedicação à sociedade, além de ampla participação entre as pessoas com quem conviveu, podem ser consideradas como referências, que estão difíceis de se encontrar neste momento em que a sociedade parece valorizar muito subcelebridades e onde as notícias duram minutos e precisam ser trocadas.
Mas não são apenas as pessoas que podem ser referências. Os veículos de comunicação também o são. Em nossa região, a Tribuna do Pampa, com sua marca de ser um jornal voltado ao desenvolvimento regional, com uma linha editorial voltada a promover todos os setores da sociedade que se movem para desenvolver ações de proveito coletivo, é uma referência em jornalismo.
Todos que leem esta coluna sabem o quanto sou avesso as redes sociais. Estas, que vem sendo usadas de forma inadequada por muitos, promovem o ódio, a discórdia, a ignorância, quando confundem. Mas também promovem coisas boas, como a possibilidade de viabilizar reuniões, encontros, debates, negócios. Resta a quem a usa procurar saber como bem usar.
Porém, há muitos políticos que parece que não entendem a força de uma notícia que parece ter credibilidade e usam as redes como se bastasse o uso de suas redes. Sim, a notícia que foi transmitida pelo canal do político, a princípio, não tem credibilidade, simplesmente porque não há ser humano que seja absolutamente imparcial, nem o jornalista, claro.
Sim, a verdade carrega uma força em si. Desde que a pessoa que recebe a mensagem acredite, no mínimo, que a fonte possa ter alguma credibilidade.
Assim como as pessoas, em vida, depois de uma vida e seguidamente após a sua morte, podem ser tratadas como referências, um veículo de comunicação também.No décimo ano de atuação, a Tribuna do Pampa é uma referência e um exemplo de como fazer jornalismo de qualidade. Esta semana, lancei dois livros, alguém abriu no Alasca.

Comentários do Facebook