Saúde em Hulha Negra

Volto a este tema, pois o município informa que recebeu a certificação ouro como “Unidade Amiga do Idoso”. Fiquei pensando: – Como é que pode?

Pode, sempre pode. Prefeitos gostam de receber prêmios, sejam os que forem. Minha coluna de um dia desses deve ter produzido efeitos, pois o Executivo enviou uma comitiva de servidores da Saúde para receber tal premiação em Porto Alegre, “coisa de nunca” como se diria pelas bandas de Pedras Altas em outros tempos. Os servidores devem ter se sentido “prestigiados”.

É difícil avaliar uma unidade, seja ela da saúde, da educação, das obras, porque corremos o risco de atingir todos, quando os responsáveis são alguns.

Conferindo o site da Secretaria de Saúde do Estado pude ver que um certo programa “Rede Bem Cuidar”, parcerias do Estado com os municípios, confere as cláusulas do acordo a cada seis meses. Na primeira vez que avaliam os municípios recebem o certificado “bronze”, na segunda vez que avaliam, os municípios recebem o certificado “prata” e na terceira vez que avaliam os municípios recebem o certificado “ouro”. Assim, na região, quem foi avaliado três vezes, Hulha Negra, Aceguá e Pedras Altas, receberam da mesma forma bronze, prata e ouro.  Candiota que só foi avaliada uma vez tem selo “bronze” e Pinheiro Machado que foi avaliado duas vezes, como é obvio, na primeira vez ganhou “bronze”” e na segunda vez ganhou “prata”. Mas Candiota e Pinheiro Machado podem ficar tranquilos, o ouro vai chegar.

E todos os municípios atendem o acordado do mesmo jeito. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Raros não foram avaliados depois da primeira avaliação, mas nenhum desceu de prata para bronze ou de ouro para prata ou bronze.

A Secretaria de Estado da Saúde poderia ao menos disfarçar.

Este negócio de parceiro premiar parceiro é algo que sempre nos leva a pensar. Eu não tenho problema algum de tecer elogios ao João André ou ao Odilo. Escrevendo no jornal estou no mesmo patamar do Odilo e o chefe é o João André. Dia desses citei que o João André é “elegantemente modesto” por não ter o hábito de elogiar os membros da equipe em público, coisa que a Globo não tem problema nenhum de fazer. Mas sempre fica aquele negócio de que não cai bem. Não me preocupo com isso. O Estado, que está no patamar superior, premiar município parceiro com o mesmo critério para todos é algo muito questionável.

Daí que eu gostaria de saber que em Hulha Negra o atendimento à saúde está sendo bem encaminhado, que as campanhas de vacinação sempre são bem sucedidas, que os servidores são valorizados e que as propostas que chegam ao prefeito por parte dos servidores da Secretaria são ouvidas. Parece que não tem sido assim.

E a data da cirurgia da senhora de 64 anos que está esperando há quase sete meses ainda não foi marcada. Mas em breve eu espero informar.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook