GESTÃO

Secretaria de Obras de Pinheiro Machado terá planejamento estratégico, afirma novo secretário

Prioridade no início do trabalho será a limpeza urbana e ruas não pavimentadas da cidade

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Prefeito Zé Antônio e o novo secretário Danúbio Peres, visitaram o TP esta semana Foto: J. André TP

O prefeito Zé Antônio (PDT) fez questão de trazer até a Redação do TP, em Candiota, na ma­nhã da última segunda-feira (27), o novo secretário de Obras do município, Danú­bio Peres, que havia assumi­do a pasta no dia anterior no lugar de Rui Sérgio Saraiva Duarte, que se afastou do cargo para a um tratamento de saúde. “Fizemos questão de apresentar o Danúbio, além de agradecer o Rui, que após o tratamento, possivel­mente ocupará outra área da administração por ter se mos­trado um quadro importante”, assinalou o prefeito.

Dono do Gaya Aven­tura Park – espaço de la­zer criado por ele há oito anos em sua propriedade rural no interior de Pinheiro Machado, Danúbio jamais ocupou um cargo público e sua experiência em gestão vem exclusivamente do setor privado. Ele é filiado ao PDT, partido do prefeito. Técnico em agropecuária e tendo trabalho como supervisor de vendas em 10 estados brasi­leiros, o pinheirense, depois de 20 anos fora da cidade, voltou para empreender. “Meu pai dividiu seus bens ainda em vida com os filhos e resolvi incrementar minha propriedade com uma opção de lazer. Como sou movido por desafios, aceitei o convite do prefeito”, disse.

Sabendo claramente das dificuldades e restrições que a Prefeitura atravessa, inclusive que terá de rece­ber sua remuneração, assim como os demais funcioná­rios já o fazem há mais de dois anos, de forma parce­lada, Danúbio acredita que é possível fazer mais com menos. “Vou implantar um planejamento estratégico na Secretaria de Obras. Ela é um órgão que subsidia todas as demais secretarias de go­verno e por isso precisamos de planejamento”, pondera.

Ele já vai logo avi­sando que entende que são muitas as demandas a serem atendidas, contudo, na situ­ação que o município se en­contra, é preciso definir com muita clareza e transparência as prioridades. “A prioridade é o todo. É atender com uma ação o máximo de pessoas possíveis. O coletivo estará à frente do individual. Vamos trabalhar com muita criati­vidade e sensibilidade para estabelecer o que deve ser feito primeiro, não cedendo a pressões externas”, destaca.

O novo secretário também pontua que preten­de realizar muitas Parcerias Público-Privadas (PPPs) em ações da pasta, como por exemplo, estabelecer atividades conjuntas com produtores rurais, que preci­sam ter as estradas em ordem para escoar a produção. “Nós entramos com o maquinário e eles com o óleo e assim podemos fazer”, enumera.

PRIORIDADES Conforme o prefeito, o novo titular da pasta de Obras deverá se debruçar inicialmente na questão urbana, porque, lem­bra Zé Antônio, as estradas rurais tiveram atenção em quase 90% de sua totalidade nos últimos tempos.

Danúbio explica que sua atenção neste mo­mento está voltada para a limpeza urbana e para as ruas não pavimentadas. “Es­tamos em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) para conseguirmos o rejeito de asfalto da BR-293, para aplicarmos nas ruas”, anuncia.

Também, ele já está estabelecendo uma parceria com a Universi­dade Federal de Pelotas (UFPel), para o licencia­mento de uma saibreira, que atenda a região de Torrinhas, já que as demais áreas possuem material disponível em locais já licenciados.

COLETA SELETIVA O pre­feito Zé aproveitou a visita para anunciar que a Prefeitura está promovendo a licitação para que o município comece a fazer a coleta seletiva do lixo. Segundo ele, além de ser uma medida que atende a legislação federal e beneficiar o meio ambiente, também vai significar economia aos cofres municipais, sem falar que gera emprego e renda. “Quanto menos lixo mandarmos para o aterro sanitário em Candiota, menos pagamos”, enfatiza ele.

O prefeito lembra ainda que a Associação Pi­nheirense de Trabalhadores com Recicláveis, com apoio da Prefeitura, já vem realizan­do um trabalho sério há algum tempo neste sentido e que pas­sou a ser diário recentemente, porém ainda não atinge a cida­de como um todo, sendo que com a nova realidade algumas comunidades rurais também serão beneficiadas. “Conta­mos, mais uma vez, com a colaboração da comunidade”, pede o prefeito.

Comentários do Facebook