GESTÃO

Secretário de Saúde de Hulha Negra avalia primeiro semestre à frente da pasta

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Hospital conta, atualmente, com a oferta de atendimentos básicos de saúde

Hospital conta, atualmente, com a oferta de atendimentos básicos de saúde Foto: Silvana Antunes TP

Medicamentos, veícu­los e profissionais foram assuntos que estiveram em pauta nesta semana durante uma entre­vista concedida ao TP pelo secretário de Saúde e vice­-prefeito de Hulha Negra, Marco Igor Ballejo Canto.

Ao ser solicitado a avaliar o período em que está à frente de uma das principais secre­tarias municipais, Canto diz que ainda há muitos objeti­vos a serem cumpridos, mas a avaliação é positiva. Isso por que, segundo ele, alguns pontos já foram reavaliados e modificados, o que permite também, um melhor atendi­mento à população.

PROFISSIONAIS O pri­meiro ponto destacado pelo secretário se refere aos profissionais. Atualmente, o Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais), ou popular hospital, conta com cinco médicos para atendimentos na sede e in­terior do município, além de dentistas, fisioterapeuta e assistentes para encaminha­mentos. Também foi citado por Canto, a ampliação do número de agentes de saú­de. “Todos estão recebendo treinamento para melhor atender a comunidade. Hoje contamos com mais agentes e começamos um processo de remapeamento do muni­cípio, pois nosso objetivo é que toda a Hulha Negra este­ja coberta pelo atendimento do agente. A saúde básica é prioritária, deve ser ofertada com atenção e qualidade e para isso estamos verifi­cando quais os problemas”, afirmou o secretário, confir­mando problema de número insuficiente de técnicos em enfermagem, porém in­formando que em poucos dias o quadro deverá estar completo.

Quanto aos profis­sionais, Canto também fez referência a treinamentos de urgência e emergência e a implantação de outra equipe do Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Os profissionais da saúde devem ter conhecimento sobre situações básicas. Já está no nosso cronograma a realização de cursos para as equipes, incluindo os agentes de saúde. Também vejo a necessidade de outra equipe para o interior, hoje contamos com uma na sede e outra no interior”, informou.

MEDICAMENTOS A falta de alguns medicamentos já havia sido confirmada pelo gestor ao TP anteriormente, mais no início da gestão. Na oportunidade, Canto ressaltou a necessidade de uma melhor organização da farmácia, desde o pedido do medicamento até o prazo de licitação. Quanto a esse assunto, o secretário diz ter conseguido solucionar o problema. “Organizamos os prazos para a compra de medicamentos. Nos preocu­pamos em atender as neces­sidades da farmácia básica, principalmente aqueles de uso contínuo. Inclusive, de­vido a falta, por parte do es­tado, de insulina, efetuamos compra emergencial para que a comunidade não fi­casse desassistida”, relatou.

POSTOS O secretário também falou sobre o pro­jeto de reforma do posto de saúde da localidade da Palmeira. Conforme Igor, o local, assim como outros, necessitam de reparos. “Já recebemos outro consultó­rio odontológico para ser instalado no assentamento Nova União, através da emenda impositiva do vere­ador Irineu Engelmann, fato que auxiliará muito aquela comunidade. Queremos dei­xar os locais com estrutura básica adequada para os atendimentos”, expôs.

VEÍCULOS Com relação a frota, o secretário expôs que todos os veículos que per­tencem atualmente a Pasta apresentam condições ade­quadas de trafegabilidade. Ele, por outro lado, afirmou saber da necessidade, para a partir do próximo ano, de ocorrer uma renovação da frota. “Todos os veículos que estão rodando apresen­tam boas condições, mas são carros utilizados dia­riamente em viagens para Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Pinheiro Machado e Bagé e, consequentemente começam a ocorrer desgas­tes. Tenho um funcionário encarregado de verificar as condições dos veículos e sempre que houver neces­sidade, o veículo para e vai para reparos, pois é melhor reduzir um veículo do que colocar em risco à popula­ção transportada”, relatou o secretário.

Uma notícia im­portante se refere à compra de um veículo Spin para as viagens com pacientes. Conforme o secretário Igor, já ocorreu o processo licita­tório e em cerca de 45 dias o município já poderá utilizar o veículo que possui capa­cidade para sete lugares. A compra é originária do destino de verbas de vere­adores por meio do repasse da emenda impositiva do Legislativo.

Também foi infor­mado pelo secretário, que o caminhão que estava em manutenção e reforma para os atendimentos, em breve estará em funcionamento. Segundo já mostrado pelo TP, a estrutura que dispõe de sala de triagem, consul­tório médico e odontoló­gico, estava passando por reforma interna e externa. “Os equipamentos já foram reinstalados e aguardamos somente um aparelho de ar condicionado para que ele fique à disposição da nossa equipe para o interior e eventos”, afirmou Canto.

Concluindo o re­passe de informações sobre os veículos da Secretaria de Saúde, o secretário diz que os veículos atuais suprem a necessidade da secretaria. “Uma ambulância pequena dava muito problema de manutenção e já foi devol­vida à Prefeitura para outras finalidades, assim como um micro antigo. Os dois veícu­los estão em funcionamento, mas não servem para a saú­de. Com a chegada da Spin e os reparos na Doblô vou averiguar o que é melhor ser feito com relação aos veículos”, pondera.

Comentários do Facebook