O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) realizou, nesta quinta-feira (27), uma cerimônia para celebrar o início das obras do Centro de Formação Profissional Rural Campanha (CFPR), em Hulha Negra. Durante o evento, foram apresentadas as futuras instalações e a estrutura de funcionamento da unidade, além dos serviços e produtos que poderão ser ofertados ao mercado regional.
OBRA
O centro será implantado em uma área de 35,94 hectares, com área construída de 5 hectares, tendo capacidade para atender até 400 pessoas, concomitantemente, e até 8 mil alunos por ano. A estrutura incluirá um prédio administrativo, um prédio educacional com 11 salas de aula e quatro laboratórios de informática, um auditório para 180 pessoas, refeitório com capacidade para 130 pessoas, além de cinco pavilhões destinados às aulas práticas.
A previsão é de que a primeira fase da obra seja concluída até janeiro de 2026, com a primeira turma já iniciando em fevereiro do próximo ano. Inicialmente, a unidade contará com cinco instrutores, dois profissionais administrativos e dois técnicos da área educacional.

O projeto foi apresentado durante o evento de lançamento das obras Foto: Davi Rodrigues/Especial
CURSOS
Os cursos oferecidos serão focados na operação de máquinas e implementos agrícolas, como tratores, plantadeiras, autopropelidos, colheitadeiras e drones. Outras capacitações incluirão técnicas de irrigação, de agricultura de precisão, de uso de GPS, empilhadeira, retroescavadeira, pulverizador de barras tratorizado, motosserra, roçadeira e soldagem rural.
O Senar-RS irá custear os cursos para os alunos, incluindo hospedagem, alimentação e transporte. Além disso, haverá parcerias para serviços de alimentação e bufê, transporte de alunos e contratação de hospedagem.
ESTRUTURA
O espaço contará com uma estrutura moderna e abrangente, além de parcerias com indústrias, revendas de máquinas agrícolas, startups, propriedades rurais, institutos e prefeitura. O superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, destacou a relevância do projeto para o fortalecimento do setor agropecuário.
“O CFPR será um grande diferencial para o agronegócio gaúcho, proporcionando formação profissional de alto padrão e contribuindo diretamente para o desenvolvimento do setor. Nosso objetivo é preparar trabalhadores rurais para lidar com as demandas crescentes, como o avanço das tecnologias no campo”, afirmou Condorelli.

Diversas autoridades prestigiaram o local Foto: J. André TP
O prefeito de Hulha Negra, Fernando Campani (PT), que esteve presente no evento, disse que é uma honra ser prefeito e receber esta obra. “Mas muito mais do que prédios, o grande legado desse empreendimento é formar pessoas. Hulha Negra tem o privilégio de estar ao lado de um grande centro de oportunidades, que a palavra que mais representa este empreendimento”, disse.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO