SINDICALISMO

Sindicato dos Mineiros tem novamente Moises Rodrigues como presidente em Candiota

Lutar pelo carvão mineral e os direitos dos associados são as principais pautas

Moises Rodrigues assume a presidência pela segunda vez Foto: Silvana Antunes TP

Está novamente a frente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Moises Rodrigues de Rodrigues. Ele, que pertencia a chapa 1, venceu o pleito ocorrido na quinta-feira (1º), para gestão 2023/2026. Nesta eleição, duas chapas concorriam, a 1, liderada por Moises, e a 2, por Alex Nunes Prestes.
De acordo com informações repassadas ao Tribuna do Pampa pelo presidente da Comissão Eleitoral, Rogério Fernandes, foram 172 votos computados no total, sendo 107 válidos para a chapa 1 e 61 para a chapa 2. Ainda foram registrados quatro votos brancos e um nulo.
O presidente eleito, Moises Rodrigues, irá substituir o atual, Hermelindo Ferreira, que integra a chapa, mas na área de comunicação. A posse deverá ocorrer em breve.
MOISES – Natural de Candiota, morou quase toda a vida no município. Concursado pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM), desde dezembro de 2003, é operador de máquinas e no movimento sindical começou a participar em 2007 a convite do ex-presidente do Sindicato dos Mineiros, Wagner Pinto. Já teve experiência como presidente após a aposentadoria de Wagner e do 1º vice-presidente Edson Budó, em 2018, quando permaneceu a frente da entidade até 2020. Este ano, foi convidado a buscar a liderança da entidade. “Vamos dar continuidade a essa diretoria que já estava. Nossa chapa possui como base quem já trabalhava em anos anteriores, com sindicalistas antigos e outros novos”, relatou.
Moises falou sobre ter sido o primeiro ano com duas chapas. “A oposição tirou o Sindicato da linha de conforto, nos apontou alguns problemas que precisam ser resolvidos. Foi importante para nos mostrar o que está errado e para termos a consciência tranquila de que o trabalho está sendo feito, tanto que 107 pessoas acreditaram nesse trabalho. Aceitamos o resultado das urnas, fomos eleitos, mas hoje não há oposição, ela terminou às 18h do dia 1º de junho com o fim das votações. Vamos procurar trabalhar com todos, trazer a categoria para dentro do debate em prol de um resultado mais justo e democrático possível”, ressaltou.
AÇÕES – Em entrevista ao Tribuna do Pampa, Moises Rodrigues afirmou que o principal objetivo como presidente é garantir os direitos dos associados, da categoria mineira e tudo que foi conquistado ao longo dos anos. “Como todos sabem temos uma grande indefinição quanto ao futuro da CRM, será uma luta árdua tentar salvar a Companhia em razão desse contrato que se finda em 2024 e está muito próximo. Todo esse trabalho que já está sendo feito com o Sindicato como um dos precursores, é algo que vamos nos dedicar ainda mais para a criação e aprovação de uma lei e uma transição energética justa. Hoje não defendemos mais só CRM e Sindicato, mas sim um município e uma região”, frisou.
O presidente ainda destacou a importância da conscientização das comunidades. “Acredito que a população não se deu conta da necessidade de integração nesta pauta, que deveria se envolver mais, pois se perdermos a mineração é a mesma coisa que perdermos Candiota. Um trabalho de convencimento com autoridades políticas quanto a essa lei terá que ser feito quase que diariamente. Contamos com o apoio e união de outras forças essenciais. Temos uma segunda alternativa que seria a gaseificação, que nos possibilitaria a continuação da mineração e dos postos de trabalho que existem dentro da mineração. A indefinição é o principal fardo que carregamos atualmente. Se não tivermos êxito, o cenário será ruim, sem ter pra quem vender carvão mineral”, concluiu.
NOVA DIREÇÃO

Presidente – Moisés Rodrigues de Rodrigues
1º Vice–presidente – Jorge Luis Castro Martins
2º Vice–presidente – Roberto Ferreira Amaro
1º Secretário – Ederaldo de Souza Chagas
2º Secretário – Tiarlem dos Santos Spencer
3º Secretário – Rafael de Bairros
1º Tesoureiro – José Renato Silva da Rosa
2º Tesoureiro – Carlos Rogério Madruga Peraça
3º Tesoureiro – Ademar da Fontoura Fernandes
1º Diretor de Comunicação – Hermelindo Ferreira
2º Diretor de Comunicação – Rodrigo A. B. Peres
1º Diretor de Sindicalização – Jardel B. Rocha
2º Diretor de Sindicalização – Jorrannes B. Aires
1º Diretora Social – Lidieli Kila Gonçalves
2º Diretor Social – Raimundo Witter da Cunha
1º Diretor de Patrimônio – Jorge Daneris Trassante
2º Diretor de Patrimônio – Alexandre D. Marques
1º Diretor de Aposentadoria – Paulo F. Leal
2º Diretor de Aposentadoria – Ari Franco dos Reis

CONSELHO FISCAL
Titulares:
Luiz Carlos Dutra Pinheiro
Ricardo Suanes Machado
Marcio Willeric Barcellos

Suplentes
Alex Dutra Silveira
Albano Bellis Domingues
José Carlos Lopes

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook