Só há espaço para a democracia

Os atos antidemocráticos que pipocaram pelo Brasil afora desde a divulgação dos resultados das eleições no último domingo (30) não podem ser tolerados nem pelas autoridades e tampouco pela sociedade.
Não há sequer, nas manifestações – que trancaram estradas e provocaram caos a milhares de pessoas no Brasil inteiro -, qualquer evidência de que as eleições tenham sido fraudadas e que o resultado não seja a expressão de como votou a maioria do povo brasileiro.
A demora do presidente Jair Bolsonaro em reconhecer o resultado e num sinal trocado, não ter pedido de forma clara o fim dos manifestos, também ajudou e muito a situação se agravar. Tanto é que ele precisou gravar um vídeo depois para pedir o fim dos bloqueios de estradas.
Se organizar na oposição e cobrar o governo que vai se instalar a partir de 1º de janeiro de 2023 é mais que legítimo. Pregar golpe de Estado, por vias tortas e absolutamente sem cabimento, de forma ilegal, o Brasil já superou e a esmagadora maioria da população já disse não querer nunca mais.
Não se trata de livre manifestação. Não é possível tolerar quem se manifesta contra a democracia e impede as pessoas de ir e vir. Este grupo, inclusive, não se alinha totalmente ao próprio presidente Bolsonaro, que mesmo sem muita clareza, já reconheceu em seu pronunciamento o resultado ao agradecer os 58 milhões de votos que obteve.
O Brasil precisa olhar para frente, mirar o futuro, fortalecer sua democracia e daqui quatro anos, o povo fazer novamente seu julgamento nas urnas. É assim que deve ser e assim será.

Comentários do Facebook