ENERGIA

UTE Pampa Sul se conecta em definitivo à Subestação Candiota 2

Atividade garante despacho integral da energia gerada pela usina Foto: Marcos Lopes/Arquivo TP

A Usina Termelétrica Pampa Sul recebeu, no último dia 16 de fevereiro, a permissão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para realizar a conexão definitiva à Subestação (SE) Candiota 2, recentemente concluída por outro agente do setor de transmissão, possibilitando o despacho integral da energia gerada pela Usina.

Desde o início da operação comercial da UTE Pampa Sul, em 2019, a unidade estava conectada de forma provisória à subestação Candiota, fazendo com que a geração da termelétrica variasse entre 50% e 100% da sua capacidade nominal (345MW), dependendo da condição de importação de energia do Uruguai, que tinha prioridade no despacho. “Com a nova conexão, solucionamos esta questão e a UTE Pampa Sul passa a entregar toda a sua capacidade de geração ao Sistema Interligado Nacional (SIN), oferecendo mais estabilidade e segurança ao sistema”, explica José Laydner, Diretor de Operação da ENGIE Brasil Energia.

A nova SE Candiota 2 está instalada e operando ao lado da SE Candiota. Durante o processo de adequação, a usina responsabilizou-se pela construção de pequeno ajuste no trecho final da Linha de Transmissão de 525 kV com implantação de duas novas torres, bem como uma nova instalação de conexão.

Comentários do Facebook