UNIÃO FEMININA

Vereadoras se unem em prol de pautas para às mulheres para criação de frente parlamentar

Encontro ocorreu na Câmara de Hulha Negra e mobilizou de forma direta e indireta, todas as parlamentares da região

Jacqueline Ferreira, Adriana Saraiva, Claudia Messias, Lia Soares Presa, Tanira Ramos, Elenice Mendes, Luana Vais, Viviane Albuquerque, Liziane Jardim, Ana Paula Montiel, Mara Brum e Magda Afonso Foto: Bianca Mieres/Especial TP

O dia 13 de maio foi voltado às pautas e questões relacionadas às mulheres. Aconteceu no plenário Hugo Canto, da Câmara de Vereadores e Vereadoras de Hulha Negra, uma reunião entre as parlamentares da região.

Organizada pela vereadora e presidente da Câmara de Hulha Negra, Tanira Ramos dos Santos Martins (PTB), o encontro reuniu parlamentares das cidades de Aceguá, Bagé, Dom Pedrito, Pedras Altas e Pinheiro Machado. Estiveram presentes junto a presidente hulhanegrense, Jacqueline Ferreira (Aceguá – PSDB), Adriana Saraiva (Dom Pedrito – PDT), Claudia Messias (Bagé – PTB), Lia Soares Presa (Bagé – PTB), Elenice Mendes (Pedras Altas – PT), Luana Vais (Candiota – PT), Viviane Albuquerque (Pedras Altas – Progressistas), Ana Paula Montiel (Dom Pedrito – Progressistas), Mara Brum (Dom Pedrito – PSB) e Magda Afonso (Pinheiro Machado – PDT) e a secretária do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) Liziane Jardim, que deverá auxiliar na construção das agendas.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, Tanira Ramos explicou que a idéia inicial da reunião foi unir as parlamentares para uma agenda em Brasília, no fim do mês. “Foram convidadas todas as vereadoras da região para podermos debater pautas direcionadas ao universo feminino para uma agenda em Brasília e criar uma Frente. Foi um ótimo encontro, pluripartidário, onde a ideia foi bem aceita. Reunimos com Hulha Negra outros municípios, tivemos apenas ausência de Piratini e Lavras do Sul que por questões de saúde as vereadoras não puderam comparecer, mas mostraram interesse de estar conosco, bem como de outras vereadoras de cidades que compareceram mas que já tinham outro compromissos, mas afirmaram que se engajarão ao grupo. Estou bastante satisfeita pelos resultados desta iniciativa que busca suprir as carências das mulheres nos municípios, tais como relacionadas a empregabilidade, saúde e formação”, disse Tanira.

Presidente da Câmara de Hulha Negra, Tanira Ramos (C), esteve a frente dos trabalhos ao lado da presidente da Câmara de Dom Pedrito, Adriana Saraiva (E) e Liziane Jardim Foto: Bianca Mieres/Especial TP

Quanto à Frente Parlamentar Feminina da Fronteira Gaúcha, a presidente disse que ocorrerá em um segundo momento. “Após uma agenda em Brasília, verificaremos as questões jurídicas para a criação da Frente”.

VEREADORAS – O jornal também conversou com algumas vereadoras presentes. Na oportunidade, elas comentaram sobre a importância da reunião e futura criação da Frente Feminina da Fronteira Gaúcha.

– Adriana Saraiva (PDT/Dom Pedrito) – A vereadora é também presidente da Câmara pedritense em 2022. Ao TP, ela disse que enquanto mulher e representante pública como vereadora, se sente orgulhosa do trabalho que se anuncia e, que com certeza trará grandes benefícios a região. “A proposta de criação da Frente Parlamentar é de extrema importância para o fortalecimento da região, assim como das políticas públicas que tem como objetivo maior qualidade de vida e oferta de possibilidades as mulheres enquanto agentes de transformação que o são. Essa união é muito importante, e o fato de ser pluripartidária legitima ainda mais todo o processo”.

– Lia Soares Presa (PTB/Bagé) – A vereadora disse que a iniciativa era muito importante como ganho de voz. “É uma iniciativa muito importante, a fim de que as mulheres, especialmente em nossa região, tenham cada vez mais vez e voz dentro de um espaço político que já ocupam com legitimidade dada pela população e também em outras áreas. As mulheres ainda representam um número muito pequeno de cadeiras nos parlamentos, e essa união, com o debate de pautas necessárias às mulheres é de grande relevância, pois essa representatividade traz um equilíbrio e uma credibilidade cada vez maior para a política”.

– Magda Afonso (PDT/Pinheiro Machado) – A vereadora falou em união de esforços. “Acredito que nós mulheres vereadoras, nessa Frente Parlamentar, reuniremos esforços para buscar soluções ou melhorias para essa parcela da população que é mais de 50% dos habitantes dos nossos municípios. É preciso um olhar feminino para os problemas ou deficiências de políticas públicas voltadas para as mulheres, como oportunidade de formação de mão de obra qualificada, de emprego e renda, pois grande parte dessas mulheres são responsáveis pelo sustento da família. Também poderemos ser um elo para buscar a emancipação a tantas mulheres que se submetem a um convívio agressivo e doentio com os parceiros por dependência financeira. Elas são capazes, basta oportunizar essas condições e serão grandes forças para o desenvolvimento dos nossos municípios”.

– Luana Camacho Vais (PT/Candiota) – A vereadora disse ter ficado muito feliz por poder fazer parte deste início de construção de algo tão importante para as mulheres, pois ainda há muitas questões a serem conquistadas. “Fiquei muito feliz de ver na região essa unidade de parlamentares, porque acredito que a união faz a força e através da criação dessa Frente Parlamentar, podemos conquistar inúmeras demandas do público feminino. Tomo como exemplo o Cideja que é um consórcio bastante importante da nossa região e que já trouxe inúmeras conquistas para os municípios, como entregas de Patrulhas para cada município. Poderemos debater questões para as mulheres, como agroindústria e cursos de capacitação, para que as mulheres ocupem cada vez mais espaços e possam ter sua renda. Esse pontapé inicial foi muito importante, inclusive falei que será um dia que entrará para a história da pauta feminina da região, independente de governo, além de que outras parlamentares futuras poderão dar continuidade a esta Frente”.

– Viviane Albuquerque, Veca (Progressistas/Pedras Altas – A vereadora disse ao jornal vivenciar um grande momento nascido da inspiração da vereadora de Hulha Negra, Tanira Ramos. “Esta Frente Parlamentar feminina levará, com certeza, as Câmaras Municipais da nossa Fronteira Gaúcha a serem ouvidas e reconhecidas pela força da mulher. Nesta frente, iremos debater, aprimorar a legislação e trabalhar políticas públicas efetivas para solucionar os desafios atuais que enfrentamos, adequando a cada município, políticas públicas que fazem a diferença no dia a dia do público feminino, protegendo e melhorando a qualidade de vida, tanto no campo como na cidade. Nosso município, nossa querida Pedras Altas, com forte representatividade na Câmara, com certeza fará a diferença no lar de cada mulher”.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook