A ideia de associar a inovação, a preservação ambiental e os novos usos para o carvão mineral, com vistas à carboquímica, como o pré-sal do Sul do Brasil, foi muito bem recepcionada em duas agendas ministeriais em Brasília esta semana, segundo avaliação do presidente do Instituto Cultural Padre Josimo, o ex-deputado estadual, frei Sérgio Görgen.
Frei Sérgio esteve acompanhado do diretor do campus de Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Alessandro Carvalho Bica, e do presidente da Cooperativa Trabalho, Produção e Integração Ltda (Coptil), Emerson Capelesso, quando expuseram as linhas gerais da criação do Polo de Inovação Energética Ambiental do Pampa Gaúcho, que ainda está em gestação e teve um esboço mostrado recentemente numa reunião na Prefeitura de Candiota.
Eles mantiveram agendas no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, bem como, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, quando foram recebidos pessoalmente pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é o ministro da pasta.
No Ministério do Desenvolvimento, os deputados federais gaúchos Dionilso Marcon e Alexandre Lindmeyer (ambos do PT), acompanharam o encontro. “Houve muita receptividade nesses dois locais. A pauta foi a transição energética justa (TEJ), quando apresentamos a idéia geral do Polo. Há sim uma preocupação do governo federal em relação ao tema e também as consequências econômicas. Estamos com as portas abertas”, comemorou frei Sérgio.
Para o professor Alessandro Bica as impressões foram semelhantes. Ele lembrou nas audiências a expertise da Unipampa nas pesquisas com a carboquímica, utilizando o carvão de Candiota. “A agenda foi muito bem recebida e avaliamos como muito positiva. Tivemos um aceno para investimentos federais para mais pesquisas e de extensão para atender essa demanda. Deixamos claro das possibilidades de ampliação do que somente a exploração do carvão”, assinalando, lembrando o papel da universidade neste contexto, que é de intermediar as negociações e por ser a Unipampa criada com este objetivo, de ser voltada aos interesses e vocações da região.
Na audiência com Alckimin também foi apresentado, juntamente com representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA, o projeto de indústria de Bioinsumos para a transição agroecológica mostrando um novo caminho para produzir alimentos e industrializar o país.
SEMINÁRIO – Conforme combinado no primeiro encontro em Candiota, no último dia 27 de fevereiro, já está sendo organizado um Seminário Regional para o lançamento oficial do Polo. O evento vai acontecer no dia 28 de abril, no auditório da Unipampa, em Bagé.
A programação, segundo frei Sérgio, já tem uma parte confirmada e outra está sendo fechada.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*