GASTRONOMIA

Café Colonial contará com 120 itens

Preparativos dos produtos iniciaram próximo a festa

Preparativos dos produtos iniciaram próximo a festa Foto: Silvana Antunes TP

A maior festa do município de Hulha Negra, a Festa do Colono, é conhecida também pelo tradicional café colonial. Em sua 23ª edição, a festividade traz mudanças em um dos pontos mais atrativos. Conforme já mostrado pela equipe do TP, a área do café, que novamente está sob a coordenação da Emater, foi ampliada, o que proporcionará um maior número de lugares para o público degustar as iguarias da culinária típica.

De acordo com Maria Thomas, técnica da Emater, nesta edição 14 produtores estão responsáveis pelo fornecimento dos mais diversos pratos que irão compor o café colonial, que chega a 120 itens. “Após explicarmos ao prefeito Renato Machado, que também era gestor há 8 anos, que havia capacidade do café ser confeccionado pelo produtores locais, fomos em busca de uma família que fizesse os produtos. Inicialmente, o café foi produzido pela família do casal Sueli e Zair Zago. Foi um grande trabalho, pois foi necessária a capacitação da família e dos produtos para que chegássemos a oferta de itens de extrema qualidade. Esse processo foi ampliado e a partir do governo anterior mais famílias passaram a produzir alimentos, uma forma de geração de renda e estímulo a confecção de produtos. E hoje, chegamos a esse patamar, com um grande número de produtores e excelentes produtos”, relata Maria.

Questionada quanto às orientações aos produtores e organização do café, Maria explica que além da busca por receitas típicas coloniais, há um cuidado com a preparação, transporte e armazenamento dos produtos. “As famílias participaram de cursos de boas práticas de fabricação e todos os anos passam por reciclagem. Nesse processo há o cuidado com as mais diversas formas de higiene, monitoramento de água, acondicionamento dos alimentos, transporte e organização para a comercialização. Todo produto servido é 100% de qualidade”, destaca a técnica.

O café deverá contar com uma diversidade de bolos, cucas, pães, bolachas, tortas, bolos, pastéis e desde 2017, a novidade dos pratos quentes, como a linguiça cozida, polenta frita e fortalha (queijo, ovo e polenta).

Comentários do Facebook