EDUCAÇÃO

Colégio de Pinheiro Machado proibirá uso de celulares em sala de aula

Em 2019, conforme explicação da direção, será cumprida a lei estadual

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

O Colégio Hipólito Ribeiro é o único educandário estadual de Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

A partir da próxima quarta-feira (20), os estudantes da única escola estadual de Pinheiro Machado começam o ano letivo de 2019. Com a nova equipe diretiva, composta pelos professores Carine Vasconcellos, Sandro Rosa, Sonia Faria e Cândido Pi­nheiro, algumas mudanças já foram pré-estabelecidas para o início do trabalho no Colégio Hipólito Ribeiro.

Detectando pro­blemas no desempenho dos alunos, o educandário passa a cumprir a Lei nº 12.884, de 3 de janeiro de 2008, que dispõe sobre a utilização de aparelhos de telefonia ce­lular nos estabelecimentos de ensino do Rio Grande do Sul. De acordo com a norma, os aparelhos não podem ser utilizados e de­vem permanecer desligados enquanto as aulas estiverem sendo ministradas.

A direção detectou que o uso dos celulares estava prejudicando o desempenho escolar Foto: Divulgação TP

Conforme expli­cou o vice-diretor Sandro, mesmo a lei sendo antiga, o colégio procurou tratar o assunto com bom senso até então. “Entendíamos que esta poderia ser uma importante ferramenta para o trabalho em sala de aula, auxiliando em pesquisas, por exemplo”, disse. Apesar disso, não é o que, de fato, os docentes têm acompa­nhado na prática.

“No último ano letivo, em 2018, a escola teve mais problemas com celulares do que atividades proveitosas. A maioria dos alunos estavam usando deli­beradamente celulares e fo­nes de ouvido sem realizar nada do que era proposto pelos professores em sala de aula. A escola então decidiu cumprir a lei, fato que tem ganho apoio dos pais de alunos a cada dia”, explicou a equipe responsável pela gestão do Hipólito Ribeiro até 2021.

RESPONSABILIDADE – Ainda no ato da matrícula, a regra foi apresentada aos novos alunos e um termo de compromisso foi assinado pelos pais e/ou responsá­veis. No termo, conforme informou a direção no site da instituição, explica que o aparelho celular precisará estar desligado durante as aulas, podendo somente ser utilizado no recreio ou fora do ambiente de sala de aula.

Em caso de infra­ção da determinação, os alunos serão advertidos, os aparelhos recolhidos e entregues somente para os responsáveis.

Comentários do Facebook