ELEIÇÕES 2016

Coligação de Candiota promete processar uso de questão já julgada pelo TSE

O jornal Zero Hora divulgou hoje (29) uma lista com os nomes dos candidatos a prefeito do Rio Grande do Sul, que estão com indeferimento em fase de recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

Na lista aparece o nome do candidato a prefeito de Candiota, Adriano dos Santos (PT). O fato está ligado ao indeferimento ocorrido em Bagé antes da decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), relativo à controvérsia das filiações do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que teve ampla repercussão, inclusive nacional. O julgamento em Bagé foi em relação ao candidato a vice-prefeito na chapa de Adriano, Gil Deison Pereira. Como a chapa é vinculada, prefeito e vice, o indeferimento ocorre para a chapa como um todo.

Em nota assinada pelo advogado da coligação Para Candiota Continuar Avançando (PT, PTB, PCdoB e PSB), Jaime Medeiros, este explica o procedimento, que segundo ele, deverá ter uma decisão ainda hoje (29) pelo TRE-RS. “Essa é uma questão superada em face da decisão do TSE, conforme protocolo 7945/2016 e o recurso apenas aguarda que o TRE-RS cumpra a decisão do TSE”, afirma um dos trechos.

A nota do advogado, que já circula pelas redes sociais, ainda adverte para quem utilizar o fato politicamente. “Qualquer utilização indevida dos nomes do candidatos e da situação narrada, em quaisquer fórum, com o intuito de causar tumulto ao processo eleitoral ou prejuízo a coligação, será objeto de interpelação judicial, com aplicação das penalidades previstas em lei”, afirma o advogado.

Em algumas postagens de Facebook, o caso já vinha sendo explorado por adversários da coligação.

ZÓINHO – Outro nome da região que aparece da lista da Justiça Eleitoral é o do candidato a prefeito de Bagé pelo PSL, Uidson Ricardo dos Santos, o Zóinho. O caso dele é diferente, pois o indeferimento em Bagé diz respeito ao fato do partido não estar legalizado no município.

Saiba mais:

TSE aprova mudança no estatuto do PTB sobre prazo de filiação partidária

Comentários do Facebook