INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Hulha Negra e Pinheiro Machado demonstram orgulho à Pátria em seus Desfiles Cívicos

Creche Tia Elaine Bastos desfilou pela primeira vez em Hulha Negra Foto: Divulgação TP

O s Desfiles Patrióticos, também chamados de Desfiles Cívicos ou Caminhadas Cívicas são considerados os momentos mais importantes dentro das comemorações alusivas a Independência do Brasil, comemorado em 7 de Setembro.

Na região, a data com os Desfiles e Caminhadas Cívicas ocorrem em datas distintas, definidas por cada município. Pinheiro Machado realizou na tarde de sábado (2) uma Caminhada Cívica da Semana da Pátria. A tarde ensolarada e com alta temperatura fez com que a população lotasse a Praça Angelino Goulart.

As apresentações seguiram os temas nacional e estadual. Já a nível municipal, foi abordado o tema “a paz nas escolas e o respeito ao professor”, proposto pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, responsável pela organização da caminhada.
Para o prefeito Zé Antônio foi motivo de orgulho as belas mensagens trazidas pelas escolas no sentido de acreditar no nosso país, acreditar no nosso município e acreditar nas instituições. “Eu acredito que a educação, o civismo e o trabalho são os principais componentes para alcançar dias melhores. Nós vivemos em um país com muito potencial e superar as dificuldades depende de cada um de nós”, afirmou Zé Antônio, em seu discurso.

A Semana da Pátria em Pinheiro Machado será encerrada, porém, nesta quinta-feira (7) com um ato na praça central a partir das 16h. A Banda da Escola Manoel Lucas Prisco será uma das atrações. O MC Taikiro, jovem pinheirense que recentemente venceu a Batalha do Conhecimento, da RBS TV, também fará uma apresentação. Por fim haverá o desfile de militares do 25º Grupo de Artilharia da Campanha (GAC), de Bagé.

Em Hulha Negra, o Desfile Cívico foi realizado no domingo (3). Um ótimo público prestigiou o desfile que percorreu a avenida Getúlio Vargas e deixou livre a escolha para abordagem do tema municipal. Entre as apresentações estiveram temas relacionados ao Sítio do Picapau Amarelo e contos infantis.

O Desfile Cívico foi aberto pela passagem do prefeito Renato Machado e vice-prefeito Igor Canto, acompanhados dos secretários municipais. Além das escolas, o ato contou com a participação dos grupos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A inovação ficou por conta de um pelotão do 25º GAC, de Bagé, composto por alguns militares de Hulha Negra que desfilou ao som da banda do 3º Batalhão Logístico Presidente Médici.

Solenidade com bandas aconteceu em frente a Prefeitura de Hulha Negra Foto: Divulgação TP

Pela primeira vez em Hulha Negra, pelotão do Exército com alguns militares do município Foto: Divulgação TP

Paz nas escolas foi abordado em Pinheiro Machado Foto: Roberto Witter/Especial TP

Pelotão em homenagem a Chama Crioula em Pinheiro Foto: Roberto Witter, Conteúdo Agência Multimídia/Especial TP

Comentários do Facebook