LUTO

Candiota perde a inventividade de Magaiv

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Magaiv a bordo de sua barca Paula Fernandes Foto: Arquivo TP

Acometido por pro­blemas de saúde há cerca de dois meses, Fernando Martins, o popular Magaiv, não resistiu e faleceu no fim da tarde desta quarta-feira (12), em Bagé – onde es­tava em tratamento, após uma parada cardíaca.

Nascido em Bagé no dia 10 de agosto de 1940, Magaiv ganhou o apelido em meados da dé­cada de 1980, quando foi lançado o seriado america­no Profissão: Perigo, que tinha como figura central o inventivo agente secreto MacGyver.

Vindo para Candio­ta em 1970, com o pai Sil­vio e os irmãos José Mário e Luiz Gonzaga (já faleci­do), Magaiv atuou na obra de construção do antigo hotel, na Vila Residencial (hoje Centro Administra­tivo da CGTEE). Entre idas e vindas na sua profissão de construtor, Magaiv sempre manteve vínculos com Can­diota. Prestativo e sabiamente inventivo (por isso lhe se ren­deu o apelido), ele contava que foi um dos primeiros a utilizar a mistura de cinza do carvão com cimento, hoje largamente usada na indústria cimenteira.

Já aposentado e sepa­rado da primeira esposa Ana Maria Azambuja – com quem teve os filhos Eduardo e Paulo Fernando (este já falecido), Magaiv conheceu em Can­diota a sua companheira de todas as horas, a eletricitária aposentada Cenira Langort, que esteve com ele até os úl­timos momentos, assim como o irmão Zé Mário.

Em 2012 concorreu a vereador pelo PT, não se ele­gendo. Era membro ativo do grupo de idosos e nas festas da padroeira de Candiota, Ima­culada Conceição, ele era o responsável pela decoração do carro que levava a imagem.

Também, Magaiv foi responsável pelo show de fogos (pirotécnico) que iluminou e encantou os céus de Candiota em vários fins de ano. Piloto de kart e de embarcações náuticas, ele construiu sua própria barca, batizada de Paula Fernandes, que após ter ajudado na lim­peza e desassoreamento da barragem da Vila Operária, navegou por vários anos nas águas do arroio Candiota. Era assinante e leitor assíduo do jornal Tribuna do Pampa, que classificava de os olhos e a voz do povo.

O corpo de Magaiv, junto a uma camiseta do Grêmio (seu time do cora­ção) foi velado na Capela Municipal e sepultado no Cemitério de Candiota na tarde desta quinta-feira (13) sob a emoção de amigos e familiares. Magaiv deixou ainda seis netos.

Barca Paula Fernandes foi uma das invenções de Magaiv Foto: Arquivo TP

Comentários do Facebook