SANEAMENTO BÁSICO

Avança projeto de instalação de caixas d’água em Candiota

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Foi criado Conselho para projeto de melhorias sanitárias domiciliares

Recentemente, uma reunião com o conselho de aprovação de critérios das famílias, que conta com o trabalho das Secretarias de Assistência So­cial, Planejamento e Saúde, através da equipe do Conselho Municipal de Saúde e ajuda da equipe de Saneamento Básico, serviu para a aprovação do projeto “Melhorias Sanitárias Domiciliares”. Na oportunidade, parte do conselho foi convidado a fazer parte do projeto para registrar atividade dentro das discussões.

O projeto, oriundo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que prevê a instalação de 155 caixas d’água às famílias de baixa renda da zona urbana do município, já foi aprovado e todas as ca­sas que receberam as visitas passaram por vistoria quanto à existência de banheiro sanitário, já que este projeto ainda poderá ser abrangido para construção de banheiros, o que trará melhorias para a vida das famílias pobres.

Os critérios de aprovação previstos no corpo do projeto são: não possuir caixa d’água, ser proprietáriodo imóvel, estar inscrito no Cad Único do município, ter banheiro instalado na casa e não ter sido beneficiado com programas como o “Minha Casa, Minha Vida” e outros programas sociais. Além disso, também há prioridade para idosos, pessoas com deficiência e famílias de baixa renda que pos­suem crianças.

A secretária de Planejamento, Fernanda Santos, enfatizou que Candiota foi um dos poucos municípios selecionados para receber este programa e contou que a expectativa é de que até o fim do ano, a licitação ocorra para, posteriormente, começarem as instalações.

Fernanda também agradeceu a parceria das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Saúde que, segundo ela, juntas formaram uma grande equipe. “A princípio esse projeto não abran­gia Candiota, pois seria para locais onde houvesse focos de dengue, mas nós buscamos nos informar e criamos um corpo técnico que possibilitou que este projeto fosse feito em uma noite, obtendo assim esta grande conquista”, contou a secretária, ressaltando que um dos grandes problemas hoje no município é a falta de reservatórios de água.

A zona rural de Candiota não entrou nessa seleção por já ter sido abrangida pelo Projeto das Cisternas.

Comentários do Facebook