Bombeiros e BM independentes

A luta do Corpo de Bombeiros em se separar da Brigada Militar ganhou um importante avanço com a aprovação da lei pela Assembleia Legislativa.

Policial e bombeiro são profissões diferentes. Polícia previne e investiga crimes. Bombeiro salva vidas em perigo. Conforme ampla argumentação, o fato de serem militares não justifica a administração única, pois se assim fosse bombeiros militares ficariam subordinados à Polícia Militar e bombeiros civis à Policia Civil.

Segundo artigo do tenente-coronel Adriano da Silva Adriano, “a Brigada Militar é uma Polícia Militar que realiza policiamento ostensivo fardado, onde o serviço de bombeiro é estranho a esta profissão. Não são antagônicos, mas também não se completam. É um ofício dentro do outro. Quem tem duas coisas pra fazer ao mesmo tempo só tem uma saída: ou faz as duas tarefas de qualquer jeito ou deixa uma em segundo plano para se dedicar à mais urgente. Por isto que a Brigada prioriza o policiamento. É assim que faz, fez e fará. É uma lógica imutável”.

Neste sentido, que separar o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar é a mais coerente atitude de um administrador e deve ser apoiado por todos. A Brigada Militar não ficará menor e o Corpo de Bombeiros se fortalecerá, melhorando a prestação dos seus serviços à comunidade gaúcha. Já é assim em 25 estados brasileiros e agora aqui também será.

Assim, a separação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar significará melhorar a segurança pública do Rio Grande do Sul.

Comentários do Facebook