PREVENÇÃO

Cavalgada do Lenço Pink visa conscientização e auxílio à entidades

Ação está dentro da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, organizada por um grupo de mulheres de Pedras Altas

Para a cavalgada de 2022 já tem 126 mulheres inscritas Foto: Divulgação TP

Outubro é conhecido pela campanha Outubro Rosa, que se destina a prevenção ao câncer de mama. Em Pedras Altas, já é tradicional a Cavalgada do Lenço Pink, composta somente por mulheres que se mobilizam em prol da causa. Neste ano, a cavalgada acontece em sua terceira edição e está programada para o dia 15 de outubro. O evento recebe o apoio da Prefeitura de Pedras Altas, Secretaria de Saúde e Câmara de Vereadores e Vereadoras.

Criada com o objetivo de conscientizar as mulheres a realizarem seus exames preventivos, em 2022 também já confirmaram presença participantes de Candiota e Herval. Além da união das mulheres e cavalgada, a ação também deverá servir para arrecadação de doações para instituições e grupos que auxiliam mulheres e familiares que estão passando pelo tratamento de câncer.
Conforme Anelise Mendes, da organização da cavalgada, 126 cavalarianas já estão confirmadas para o evento. “Somos um grupo que queremos, a cada ano, poder continuar ajudando através de eventos. Isso só é possível graças a Deus. Também precisamos agradecer ao prefeito Volnei Oliveira que segue apoiando nosso grupo do Lenço Pink”.

Participante e apoiadora ativa da Cavalgada, a vereadora Elenice Mendes contou ao jornal que por mais um ano vai participar da mobilização. “Nos anos anteriores participei da cavalgada somente no apoio, de carro. Este ano vou fazer diferente, vou a cavalo e acredito que assim vou conscientizado e dando exemplo para mais mulheres, pois nada para nós é impossível, somos guerreiras, fortes e só a morte pode nos parar. Ainda assim, mostrar que enquanto tivermos 1% de chance não vamos parar de lutar”.

Elenice diz que para sua família, a cavalgada se tornou especial. “Para mim, minha mãe, irmãs, minha filha, sobrinhas, tias e primas, essa cavalgada se tornou muito especial, pois em setembro de 2018 perdemos nossa matriarca para o câncer de mama. Então, participar e colaborar com a cavalgada é uma forma de conscientizar mais mulheres de que a prevenção é o melhor caminho. Se pudermos ajudar o próximo, vamos ajudar, não podemos ficar de braços cruzados”, ressaltou.

SOBRE A CAVALGADA – A primeira cavalgada foi realizada no dia 26 de outubro de 2019 com objetivo inicial de unir as mulheres nesse mês tão importante e mostrar sua força. Devido à pandemia de Covid-19, a segunda cavalgada aconteceu somente em 2021, com total apoio do prefeito da época, Bebeto Perdomo.

Segundo Anelise, palavras proferidas por Bebeto naquela ocasião, de quem 2022 o evento seria maior, fez com que o empenho do grupo se tornasse grandioso para a terceira cavalgada. “Pensando em suas palavras tivemos a idéia de ir além e ajudar o próximo. Criamos uma programação onde o valor arrecadado será destinado para a Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (Aapecan) e Mulheres Entrelaçadas, de Pelotas”, explicou.

PROGRAMAÇÃO
– Saída: 6h30 – sede do assentamento Bom Viver.
– Almoço: 12h – passando a estância São Joaquim ao valor de R$ 10.
Chegada ao CTG Sentinela de Pedras Altas.
– Café: 17h30 – café colonial com palestra de prevenção ao câncer de mama.
– Baile: 23h – baile com grupo Quatro Cantos ao valor de R$ 15.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook