TRADICIONALISMO

Distribuição da chama reuniu entidades e municípios vizinhos em Candiota

Evento reuniu dezenas de tradicionalistas no centro de eventos general Antônio de Souza Netto, em Seival

O patrão da ACC repassou a centelha da chama para as entidades tradicionalistas, acompanhado do prefeito Folador, vice Paulinho e secretário Diego Foto: Fernanda Monteiro/Especial TP

Há 186 anos, no dia 11 de setembro de 1836, o general Antônio de Souza Netto proclamou a República Riograndense em Seival, mais precisamente no Campo dos Menezes. Data esta, que ficou registrada no calendário dos gaúchos como o início oficial da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul.

Em razão disso, no último domingo (11), a centelha da chama crioula foi distribuída para as entidades tradicionalistas do município de Candiota, Hulha Negra e Bagé. Posteriormente, o município de Aceguá também recebeu a chama em Candiota, no PTG Combate do Seival.

Partindo da cidade de Canguçu, a chama foi conduzida pela Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC) em conjunto com a Associação dos Cavaleiros da Rainha da Fronteira, até chegar ao Centro de Eventos General Antônio de Souza Netto, no bairro Seival. O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura de Candiota e reuniu um público de toda a região.

Em sua fala, o prefeito Luiz Carlos Folador, agradeceu as Secretarias envolvidas no evento, destacando a de Cultura, que foi a principal responsável pela organização dos festejos farroupilhas. “Em nome do Poder Público, eu quero dizer a todos aqui que estamos muito honrados”, falou. Além disso, Folador citou carinhosamente a ACC pela busca da chama. “A maior autoridade neste momento são vocês, que nos representaram com maestria e dedicação com esta chama sagrada que passa de geração em geração”, disse, desejando uma excelente semana farroupilha a todos.

O patrão da ACC, Rafael dos Santos, falou sobre sua participação na cavalgada em busca da chama. “Estamos completando a 31ª, dessas aí eu devo ter feito em torno de 22. É um orgulho e o companheirismo do pessoal é tudo pra mim. Por isso eu digo que a cada ano que passa, melhor fica”, exclamou orgulhosamente.

Na oportunidade, os cavaleiros foram homenageados com a entrega de certificado de participação.

Funga foi homenageado por seus companheiros da ACC Foto: Fernanda Monteiro/Especial TP

A equipe do TP também falou com o secretário de Cultura, Diego Lima, que explicou que o evento começou no mês de agosto com o concurso de peão e prenda do município. “Tínhamos muitas expectativas, e todas elas foram supridas com a chegada da chama, onde conseguimos realizar o evento do jeito que esperávamos e do jeito que os gaúchos mereciam”, destacou. Lima também deu ênfase ao público que se deslocou até a Avenida Abreu, para prestigiar o show do cantor Lisandro Amaral, no sábado (10).

A secretária de Educação e Cultura de Hulha Negra, Adriana Delabary, representou o município juntamente com as entidades. “Obrigada por tornarem possível a nossa vinda aqui hoje. Eu, junto a todos os patrões e a patroa do nosso CTG. Muito nos honra estar junto com vocês neste dia lindo de 11 de setembro, aqui em Seival”, agradeceu.

HOMENAGEM – Após a distribuição da chama, o que mais emocionou o público foi a homenagem realizada pela ACC a João Henrique Duarte, mais conhecido como Funga pelos candiotenses. Ele que já participou de 28 cavalgadas, passou por problemas de saúde semanas antes de percorrer mais um trajeto em busca da chama.

Segundo sua esposa Katia Duarte, assim que Funga saiu da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), já começou a fazer ligações aos companheiros para organizar sua ida na cavalgada. Muito emocionada, ela agradeceu o carinho de todos. “Obrigada por cuidarem dele”, finalizou.

A distribuição da chama em Hulha Negra

Saída dos cavaleiros de Seival rumo a Hulha Negra Foto: Divulgação TP

Após o evento realizado em Candiota e um momento de agradecimento pela participação e empenho feito aos cavaleiros pela secretária Adriana Delabary, um grupo de cavaleiros de Hulha Negra pegou a estrada em direção ao município vizinho para distribuição da centelha da chama crioula as entidades tradicionalistas, dando início aos festejos farroupilhas no município.

A primeira entidade a receber a centelha foi o CTG Nativos do Rio Negro, na Trigolândia. Houve também uma parada no PTG Chácara dos Quero-Queros e CTG Vento Xucro. Confira algumas imagens:

Secretária Adriana Delabary, acompanhada dos patrões e patroa das entidades tradicionalistas, Jacir dos Santos e José Carlos Leite (CTG Nativos do Rio Negro), Vergílio Outeiro (CTG Herdeiros de Sepé), Diego Tort (Grupo de Cavalarianos Criado em Galpão), Fábio Malaguês (PTG Chácara dos Quero-Queros), Maria Silveira (CTG Vento Xucro) e João Abrelino (Grupo de Cavalarianos Unidos pela Tradição) Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook