Editorial – Vote consciente e com saúde

No próximo domingo (15), vamos eleger milhares de pre­feitos, prefeitas, vereadores e vereadores por este Brasil afora. Uma eleição municipal se reves­te de muito simbolismo e impor­tância, muito mais para nós aqui do TP, que temos uma postura e uma defesa do municipalismo.

Apesar de sempre se dizer e defender a tese de que é nos municípios que a vida acon­tece, no entanto, o país ainda tem um pacto federativo que não privilegia os municípios. Pelo contrário, chefes de executivos municipais e representantes de câmaras de vereadores vivem em Brasília com o pires na mão, suplicando recursos, de gabinete em gabinete, numa humilhação sem tamanho.

Mas enfim, neste domin­go teremos uma eleição diferen­te, em meio a maior pandemia dos últimos 100 anos. Por conta disso, elas foram adiadas de outubro para novembro, tiveram seu prazo de votação ampliado em uma hora, além de uma série de protocolos de higiene e sani­tário que cada mesário e cada eleitor terá que cumprir.

O mais importante, que o Brasil possa dar neste domingo mais um exemplo de nosso avanço democrático, reconquis­tado em 1995, após 20 terríveis anos de ditadura militar. Que cada pessoa possa votar de forma consciente, com saúde e pensando que seu voto pode de alguma maneira modificar para melhor a sua cidade.

Comentários do Facebook