ASSISTÊNCIA

Em Candiota, Programa Primeira Infância Melhor retorna atividades com nova maneira de visitação

Na foto, a menina esperava a visitadora para realização da atividade Foto: Divulgação TP

O Primeira Infância Melhor (PIM) de Candiota esteve com as visitas suspensas por duas semanas devido à pandemia da Covid-19. Neste período, foi estu­dada a possibilidade das visitadoras realizarem atividades e enviarem via WhatsApp, mas como a maioria das famílias que são atendidas não possuem internet com capacidade para acessar vídeos e algumas nem fotos, a possibilidade foi descarta­da.

Conforme a coordenadora do programa, Miriam Becker, foi re­comendado que a equipe colocasse em dia todas as avaliações trimes­trais e que as monitoras fizessem o mesmo em relação à digitação do banco de dados. Além disso, foi exi­gido da equipe que todas fizessem os dois cursos à distância do Minis­tério da Cidadania. “Porém, com receio de perder o vínculo com as famílias, decidimos que nesta sema­na voltaremos com os atendimentos (para os que aceitarem) de forma mais rápida, levando orientações e deixando uma atividade para que o cuidador realize durante a semana, tendo o cuidado de evitar o contato e se protegendo com uso de máscara e álcool gel”, relatou.

Miriam relata que as visitas serão com menor tempo de duração. “Decidimos retomar as visitas, le­vando em conta que essa situação pode se estender por muito tempo (falam em no mínimo três meses), e como essa pandemia é algo novo no mundo todo e não temos uma fór­mula pronta muito menos perfeita, pedimos para que cada visitadora oriente sua família que, caso ocor­ra qualquer mudança na situação de contágio do nosso município, poderemos voltar a suspender no­vamente ou voltar com as visitas normais de acordo com a realidade de cada período”, falou.

De acordo com o secretário Juliano Corrêa, o PIM iniciou suas atividades em outubro de 2005, portanto, esse ano completa 15 anos, prestando serviços relevantes a comunidade. O secretário já adianta que, para celebrar a data, uma importante atividade está sendo programada- com presença confirmada da secretária Estadual de Saúde,AritaBergmann, tendo em vista que no ano de 2005 a mesma era coordenadora desse programa à nível estadual.

Comentários do Facebook