UMA DÉCADA

Escolinha União Seival Futebol completa 10 anos com Carreata do Bem em Candiota

Associação de Moradores do Seival e Escolinha União têm trilhado um caminho juntas em prol das crianças do bairro

Corrente do Bem distribuiu presentes e doces para as crianças Foto: Divulgação TP

De um campo desestruturado a uma quadra sinalizada e iluminada. O trabalho iniciado em 2010 gerou grandes frutos, se ampliou e anualmen­te faz a alegria das crianças da comunidade. Hoje, a Escolinha União Seival Futebol, que tem por objetivo proporcionar uma atividade e momentos de lazer às crianças da localidade de Seival, em Candiota, além do idealizador Denílson Aquere e seus parceiros de jornada José Claudio Cunha e Chana Lopes, conta com o apoio de empresas, comunidade em ge­ral e o poder público para melhoria de espaços.

Neste ano de 2020, a Escolinha União Seival comemora 10 anos de atividades. A pandemia impossibilitou a realização de uma grande festa comemorativa ao ar livre pela passagem do Dia das Crianças e data referência de fundação, mas uma “Corrente do Bem” não deixou a data passar em branco.

Presentes, guloseimas, cachorro-quente e até algodão­-doce, foram entregues nas resi­dências das crianças. O Tribuna do Pampa conversou com o treinador e idealizador da escoli­nha, Denílson Aquere, que falou sobre a comemoração. “Tínhamos grandes ideias de um evento na praça que foi inaugurada e está ótima, mas a pandemia impediu a realização de uma grande festa. Pensamos então em voltar à pri­meira ação realizada em 2010, de buscar apoio e fazer entrega do brinquedo e do doce na casa das crianças. Foi um grande sucesso. Fizemos a Carreata do Bem com seis veículos organizados com brinquedos, algodão-doce, ca­chorro-quente e refrigerante. Com camisetas comemorativas aos 10 anos, de máscara e tomando todas as proteções necessárias, fizemos as entregas de casa em casa”, relatou Denílson, salientando que o maior presente foi perceber a união existente em prol das crian­ças da escolinha e a felicidade das crianças.

O INÍCIO – “Estava em casa, sentado na sombra, quando vi o Luciano, que carinhosamente chamamos de Mãozinha, jogando bola em um campo de Futebol Sete. Me deu um estalo de que eu poderia fazer algo”. Assim contou Aquere ao TP sobre o início da Escolinha União Seival Futebol, relatando ter logo comprado uma bola e começado a ir para a quadra com as crianças que totalizaram em 60 já no primeiro ano.

Segundo o treinador, um mutirão proporcionou a roçada do campo do Santa Rosa para os trei­nos e a escolinha começou a tomar forma. No mesmo ano também teve início a Festa de Natal por meio de uma parceria com uma vereadora bageense.

O treinamento sem es­trutura de uma quadra apropriada, sem traves nas goleiras e sem far­damentos deu início à busca por parcerias. Em 2011, o grupo foi contemplado com fardamentos do Internacional. “Fiz contato com o Inter e recebemos doações de materiais usados do clube. Cada criança recebeu calção, meia e ca­miseta, algumas até rasgadas, mas foi uma felicidade muito grande por elas terem material esportivo para treinar, independente de time de coração”, conta.

ILUMINAÇÃO – O ano de 2014 foi importante para a Escolinha Seival. De acordo com Denílson, a busca por parceiros e um árduo trabalho levaram à instalação da iluminação da quadra. “A esco­linha deu um salto. Trabalháva­mos de dia e conseguimos dar treinamento à noite. Dividimos as categorias por idades e aumen­tamos os treinos para duas vezes na semana. Isso era uma felicida­de muito grande. Foi o pontapé para tomarmos as proporções de hoje. Não temos pretensão de formarmos grandes atletas, mas sim, cidadãos de bem, crianças melhores, além de proporcionar um momento de diversão”, contou o treinador que procurou, poste­riormente, uma especialização como treinador para a segurança da equipe.

VÍNCULO COM AMORS – Em 2016, uma união com a Asso­ciação de Moradores do Seival (Amors) proporcionou ampliar as festividades. Após assumir a asso­ciação e conseguir a confiança da comunidade e empresas, os dois projetos foram vinculados, pro­porcionando festas melhores. “Foi possível comprar material esporti­vo, realizar eventos maiores com muitos atrativos para as crianças e conseguimos dar brinquedos no­vos. Sempre digo que a Escolinha União Seival Futebol vai muito além do futebol e realização de amistosos. Ficamos muito felizes em proporcionar Dia das Crianças e Natal para os pequenos”, frisou.

Escolinha já beneficiou cerca de 250 crianças.
Equipes masculina e feminina em 2013

RESULTADOS – Conforme re­passado por Aquere, somente nos quatro anos de eventos realizados entre Escolinha e Amors, cerca de 250 crianças já passaram pelos campos e em torno de 2.500 brin­quedos foram distribuídos. “As festas são familiares. Acredito que o nome escolhido para a Escoli­nha foi um grande acerto, pois o objetivo é unir o bairro as pesso­as. Todos temos que seguir uma direção única, um sentido só para as coisas darem certo e chegamos até esse patamar atual graças a essa união”, concluiu Denílson, aproveitando a entrevista para agradecer à família que sempre o apoiou nas ações que envolvem as crianças da Escolinha.

Comentários do Facebook