MEIO AMBIENTE

Fiscalização na barragem da UTE Pampa Sul está intensificada no período da piracema

Na operação mais recente uma rede com 50 metros de comprimento de malha predatória sem procedência foi identificada e recolhida Foto: Divulgação TP

Com o período da piracema, que se estende até 30 de janeiro, as fiscalizações dos crimes ambientais relacionados a caça e pesca predatória na área da barragem de água da UTE Pampa Sul foram intensificadas pelo 3° Pelotão da Polícia Ambiental e pela empresa MDS Medidas de Segu­rança, contratada para executar a fiscalização do reservatório.

O comandante do 3º Pe­lotão da Polícia Ambiental, tenente Valeriano Alan Jardim de Moraes, conta que na última semana uma operação de combate à pesca pre­datória resultou na identificação de alguns pontos onde haviam sido realizados acampamentos recentes, com a localização de apetrechos de pesca de linha de mão e anzol. “Realizamos o patrulhamento embarcado na barragem da Usina para coibir a prática de crimes ambientais, principalmente neste período de reprodução dos peixes, a piracema. Contamos com a presen­ça de cinco policiais. Realizaremos novas operações, em dias e horários alternados, e monitorando denún­cias relacionadas ao tema”, explica o Tenente.

O gerente da UTE Pampa Sul, Daniel Mahl, acrescenta que além da fiscalização da pesca, o trabalho no entorno do reservatório da Usina também compreende a manutenção e preservação das áreas de proteção permanente (APP), que está em fase de consolidação, e por este motivo não é permitido o aces­so de pessoas não autorizadas nas áreas do reservatório da barragem.

Em caso de denúncias re­lacionadas com a prática de crimes ambientais, a Polícia Ambiental pode ser acionada pelo telefone (53) 3242-5577. Para dúvidas, sugestões e outros assuntos relacionados com a UTE Pampa Sul, o telefone de contato é o (53) 3245-4000, em horário comercial.

Comentários do Facebook