Neste mês, a TV Câmara do Legislativo candiotense divulgou um vídeo em sua página no Facebook informando sobre a reestruturação administrativa que o espaço irá passar, com a realização de concurso público em breve.
Na oportunidade, o assessor legislativo da Câmara de Vereadores e Vereadoras, Lasie Winkel explicou o motivo da realização do processo e falou sobre as vagas que irão surgir. Em sua fala, o advogado ressalta que a necessidade foi compreendida pela atual mesa diretora liderada pelo vereador e presidente, Marcelo Gregório (PSDB). O motivo é em relação a um número expressivo de servidores do quadro efetivo que se aposentará em um curto espaço de tempo, em aproximadamente três anos, incluindo área técnica e administrativa, ou seja, basicamente todos os funcionários.
“Então desenvolvemos um projeto de transição, no sentido de preparar a Câmara para esse novo momento que deve se dar daqui a três ou quatro anos, onde nós teremos uma substituição do pessoal de todas essas áreas técnicas e legislativas”, afirmou Lasie.
Em pouco tempo dois cargos do Legislativo foram extintos, sendo um de assessor legislativo e o outro de auxiliar, que aconteceu neste mês. Para realizar a substituição destes dois profissionais, um novo cargo foi criado e denominado como agente administrativo. “Esta pessoa irá ocupar uma área de extrema necessidade, pois não tínhamos nenhum servidor concursado na área administrativa”, ressaltou.
Além disso, Lasie afirmou que mais dois cargos estão sendo colocados em extinção, como o de assessor jurídico, por uma demanda do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), que passará a ser chamado de procurador jurídico, uma mera formalidade que se faz necessária, de acordo com o servidor. Outro cargo que causará impacto na Câmara, principalmente no concurso, é o de contador a nível de terceiro grau. “Hoje este cargo é a nível de segundo grau, e assim que a funcionária que ocupa esta vaga se aposentar, a alteração será realizada”, pontuou.
CONCURSO – Como em 2024 haverá eleição a nível municipal, não sendo permitido a realização de concurso público, Lasie explicou que o objetivo é a realização do certame ainda em 2023. “No máximo no começo de 2025 esses cargos já precisam estar preenchidos”, finalizou.
O projeto do concurso já está pronto para ser implantado, e sua realização não dependerá da atual mesa diretora. Ademais, Lasie afirma que alguns cargos já estão sendo ocupados de forma emergencial.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*
Comentários do Facebook