GESTÃO 2020

Legislativo pinheirense retorna do recesso com novo presidente

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Pela primeira vez Renato Rodrigues (PSDB) assume o cargo de chefe do Legislativo Foto: Gislene Farion TP

A Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado retornou às atividades, na última terça-feira (3), após cumprir o período de férias desse último ano da atual gestão. Entre as novidades, a formação da nova mesa diretora: Renato Rodrigues (PSDB) – presidente; Wilson Lucas (PDT) – vice-presidente; Jaime Lucas (MDB) – 1º secretário e Ronaldo Madruga (Progressistas) – 2º secretário. Dias depois, a reportagem do TP conversou com o novo chefe do Legislativo e procurou saber suas pretensões diante do cargo.

Em seu segundo mandato como vereador, esta é a primeira vez que o representante tucano assume o posto. Apesar disso, Renato foi direto ao afirmar que sua postura e seu foco continuarão os mesmos. “É aquilo que sempre digo: eu não sou vereador, eu estou vereador. Estou aqui para servir a população e ajudar o nosso município a crescer. Sou uma pessoa simples e humilde, procuro respeitar a todos e não vou mudar porque é ano eleitoral ou porque sou presidente – quem convive comigo sabe”, disse.

Solicitado a avaliar seu trabalho até o momento, o novo chefe do Legislativo acredita estar no caminho certo e tratar-se de um vereador diferenciado. “Sei das dificuldades do município e sempre procuro fazer o melhor que posso. Faço os pedidos de providência, mas também sou um vereador que vai e faz. Limpo calçada, faço quebra-mola, arrumo bueiro e tudo que estiver ao meu alcance vou continuar fazendo”, destacou.

Ciente da calamidade financeira que a Prefeitura de Pinheiro Machado se encontra, Renato disse estar mais otimista. Durante os três anos, apesar de fazer parte da base aliada, o vereador semanalmente cobrava melhor atuação do Poder Executivo e afirmava “eu sou governo, mas o que está errado eu vou dizer”. Para 2020, o presidente acredita que o município tem tudo para voltar a crescer. “O município atravessa sim um longo período de dificuldades e isso desgasta qualquer agente político. Não vou olhar pelo retrovisor e criticar os políticos que passaram, creio que é o momento de olhar para frente e unir forças. Em 2020 algumas empresas já estão se instalando e a arrecadação deve aumentar. Isso vai possibilitar mais desenvolvimento, além de auxiliar no retorno do pagamento do vale-refeição e do salário em dia dos funcionários públicos”, lembrou.

MESA DIRETORA – Até ser escolhido para ocupar o cargo mais importante na Câmara de Vereadores, um longo e polêmico caminho foi percorrido. No primeiro ano de governo Zé Antônio, a base aliada firmou um acordo para revezar o comando à frente do Poder Legislativo e, desde que cumprido por todos os envolvidos, Renato assumiria no último ano. Durante meses, Cabo Adão (PSDB) disse que o colega não teria seu apoio por não terem um pensamento alinhado. Muitos discursos e reuniões aconteceram para só então ambos se entenderem e terem o acordo cumprido de forma integral.
Sobre o assunto, o presidente fez questão de salientar que não chegou ao cargo sozinho. “Isso só foi possível graças ao entendimento e a vontade dos meus pares que me conduziram até a presidência. Durante o mandato pretendo trabalhar com o apoio de todos os vereadores e com o respaldo e experiência da mesa diretora. Será um passo importante para mim, espero conseguir chegar ao final da gestão e ter conseguido ajudar o município através de um trabalho sério e responsável”, disse.

CÂMARA EM 2020 – Questionado sobre as mudanças que pretende empreender a frente do Legislativo, Renato salientou que irão ocorrer apenas adequações. “Os gestores anteriores a mim realizaram um excelente trabalho e por isso quero manter essa qualidade para continuar servindo a população. Eu tinha alguns projetos para colocar em prática, mas estamos em um ano eleitoral e a legislação não me permite fazer grande parte deles”, afirmou.

Apesar disso, destacou uma importante ação que já está em andamento – a implantação de captação de energia solar em todo o prédio. Conforme lembrou, o trabalho foi iniciado na gestão do presidente Mateus Garcia (PDT). “A Comissão de Licitação já me informou que estamos na fase de assinatura do contrato e no prazo máximo de 30 dias as obras já devem iniciar. Quero que essa obra seja concluída o mais breve possível, pois em até quatro anos esse investimento estará pago e isso vai gerar economia para o nosso município”, disse Renato.

O sistema a ser implantado, conforme informado pela assessoria de comunicação do órgão, é o On-Grid e estará conectado à rede elétrica da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Além de gerar energia para o próprio prédio, a tecnologia permite que o excedente possa ser repassado para outras entidades públicas do município.

ATUALIZAÇÕES – Também com movimentação ainda na gestão anterior, Renato assumiu o novo cargo com uma importante novidade: os ajustes no Regimento Interno da Câmara e na Lei Orgânica do município. Segundo ele, diante disso, a dinâmica das ações sofreu alterações. “As principais mudanças são na condução dos trabalhos durante as sessões ordinárias, a nomenclatura das comissões e o período de recesso parlamentar que também foi alterado”, destacou.

Ainda de acordo com o presidente, ambos os documentos e suas novas diretrizes estão à disposição da população no site www.camarapm.rs.gov.br. “Também quero deixar registrado que a Câmara de Vereadores está de portas abertas para receber e atender toda a população”, disse Renato.

Comentários do Facebook