INCENTIVO

Moradores de Seival recebem aulas preparatórias para a prova do Encceja

Oferta de estudos acontece por meio de apoiadores

A turma de estudos preparatórios conta com mais de 20 alunos com idades variadas e aulas realizadas no PTG Combate do Seival Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

Alguns moradores do bairro Seival, no município de Candiota, estão recebendo aulas de reforço para a realização da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A iniciativa surgiu da professora Daiana Etcheverria, que conta com o apoio de algumas empresas da cidade para manter o ensino.

Em conversa com Daiana, ela explicou que desde o ano passado o projeto é executado. “Várias pessoas me procuraram, porque eu divulgo bastante a questão do Encceja, e eu sempre inscrevi as pessoas que me procuravam para fazer a prova”, explicou a professora, relembrando que notou que os alunos tinham problema com a redação, e então preparou os estudos para seis pessoas já inscritas na prova.

De acordo com Daiana, em 2023, ela resolveu mudar o sistema e começou as aulas mais cedo para que os alunos consigam decidir quais matérias farão e para ter um período mais extenso de preparação. “Desta vez não estamos só com a redação, e sim com todas as matérias, exceto matemática”, disse. Além disso, no final de cada aula os alunos assinam uma lista de presença, que irá gerar um certificado de participação no final do ensino.

Atualmente, o grupo de estudos conta com mais de 20 alunos do bairro. As aulas acontecem no PTG Combate do Seival. “Quem tiver interesse pode vir, basta estar disposto a copiar os conteúdos que já passamos nesses dias”, informou a professora.
Ambrósio Arce Oliveira, que está há mais de 30 anos longe dos estudos e parou sua vida escolar ainda no ensino fundamental está frequentando o grupo. Ele falou ao TP acerca da oportunidade. “Agora vou tentar eliminar o fundamental, e depois seguir para o ensino médio. As aulas ajudam muito”, disse ele.

As inscrições para a prova do Encceja começam no dia 22 de maio e encerram em 2 de junho. A aplicação do ensino fundamental e médio acontece em 27 de agosto.

APOIO – Mesmo sendo algo totalmente gratuito à comunidade, Daiana conta com a ajuda de algumas empresas interessadas, pois é preciso custear a hora-aula e o lanche que é oferecido aos participantes. “Eu faço o projeto e mando para as empresas e eles decidem com quanto desejam colaborar. No final, eu sempre presto contas e informo como o dinheiro foi aplicado”, afirmou.

As aulas contam com o apoio da Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, além das empresas Seival Sul Mineração (SSM), e South Topografia.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook