
Placas sinalizam a proibição do tráfego de caminhões acima de 10 toneladas Foto: Silvana Antunes TP
Desde o final da tarde desta quinta-feira (5), a comunidade passou a usufruir, de forma definitiva, de uma obra bastante aguardada em Hulha Negra, o calçamento da avenida Getúlio Vargas. Em obras há cerca de um ano, a via estava interditada para o tráfego e a Prefeitura aguardava liberação por parte da Caixa Econômica Federal.
A obra contempla a avenida, sentido norte/sul, do cruzamento com a rua Josemar Games até a rotatória – que também foi contemplada – de chegada ao posto de combustíveis.
A obra foi realiza pela construtora Avensi Ltda, de Canoas, que venceu a licitação para o serviço e havia sido orçada em R$ 405 mil. A pavimentação foi realizada com blocos de concreto intertravados, com espessura de oito centímetros. A obra ainda conta com meio-fio e calçadas com pavimentação táctil, em duas áreas, sendo uma de 2.677,81 metros quadrados (m²) e outra de 1.676,28 m².
A possível liberação da via para o tráfego havia sido anunciada ao Tribuna do Pampa pelo secretário de Obras, Wagner Tavares ainda na quarta-feira (4). A data e horário de liberação da via estavam incertos pela necessidade de instalação de placas de trânsito com algumas limitações, tais como a proibição do tráfego de caminhões acima de 10 toneladas (foto).
Na ocasião, o gestor destacou a importância dessa etapa para o deslocamento da população e anunciou que o calçamento do outro lado da via – rotatória até a esquina com a Josemar Games, sentido sul/norte -, deverá ter início no mês de janeiro.

Tráfego de veículos com peso acima do permitido ainda devem trafegar pelo desvio feito pela Prefeitura, atrás do posto de combustíveis (na foto entrar à esquerda) Foto: Silvana Antunes TP