Papo de Redação 27/02/2018

DROGAS
Alguns episódios, conversas em redes sociais e outras evidências devem colocar em alerta as autoridades municipais em relação às drogas, sejam lícitas ou ilícitas. Um trabalho, que envolva tanto Polícia Civil como Brigada Militar é fundamental, contudo, o combate a este problema que atinge o planeta, não se faz apenas com repressão e sim com prevenção e educação.

DROGAS 2
Antenada nisso, a Prefeitura de Candiota já iniciou esse debate, criando um projeto, através das secretarias de Educação, Assistência e Inclusão Social e Saúde, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). “Por enquanto a comissão do projeto está formatando a ação, para ver de que forma vai funcionar. Acreditamos que esse seja um projeto de grande valia para nossa comunidade. Agradecemos também a UTE Pampa Sul (Engie), que é a patrocinadora oficial da iniciativa”, assinalou o prefeito Adriano dos Santos, em reunião nesta segunda-feira (26) em seu gabinete (foto), para tratar do assunto.

CORREIOS EM CANDIOTA 1
Não é incomum se ouvir críticas sobre o atendimento do posto dos Correios na Cidade de Candiota (sede do município). Apesar de todos os esforços da Prefeitura, a demanda é grande e a estrutura precária, além de pessoal sem treinamento adequado. Há que se reconhecer que nos últimos tempos o serviço teve significativa melhora, porém muito aquém do necessário, até mesmo pelas limitações impostas. Para se ter ideia, um Sedex só pode ser enviado até às 12h e não há entrega domiciliar de correspondências, entre outros problemas.

CORREIOS EM CANDIOTA 2
Antes de qualquer análise, é preciso lembrar que o serviço não é uma obrigação do município, pois como todos sabem, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) é uma estatal federal e, portanto uma responsabilidade da União. Em Candiota, como há muito se bate por aqui, a lógica está invertida em relação ao serviço na cidade. A agência dos Correios fica na Vila Operária, distante 10km da localidade onde está a sede do governo municipal (Prefeitura), a grande concentração de comércios, agências bancárias, a maior população e tudo o mais. A área central possui, como já referido, um postinho mantido pela Prefeitura.

CORREIOS EM CANDIOTA 3
Em lugar algum do planeta (que o TP tenha notícia), um serviço desta natureza fica 10km da área central. O fato é que o postinho deveria ser na Operária e a agência na sede do município. Aliás, esta é uma bandeira importante, que está ligada ao desenvolvimento, porém não se vê nenhuma liderança política empunhá-la.

APROXIMAÇÃO EM CANDIOTA
O presidente do PDT candiotense, Sérgio Marques, confirmou à coluna de que há um diálogo aberto entre o partido e o governo municipal. Ele não deu mais detalhes em que pé estão as conversas.

HULHA NA EXPODIRETO
De 5 a 9 de março, a cidade de Não-Me-Toque sedia uma importante feira. No período ocorre a Expodireto e durante dois dias Hulha Negra estará representada pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDR), Luis Fernando Rehling de Lima, que há 10 anos visita a expofeira como produtor rural em busca de novidades. “É necessário esse processo de reciclagem, ver o que há de novidades e pode ser utilizado na região no setor agropecuário”, explica.

NEGOCIAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO
A primeira reunião de negociação entre representantes dos sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação de Bagé, Pelotas e São Gabriel com representantes do Marfrig Group, com objetivo de discutir as cláusulas do acordo coletivo de trabalho para 2018 terminou sem avanços. O encontro ocorreu no último dia 21, na sala de apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins – Sul (CNTA-Sul), em Porto Alegre. Uma nova rodada de negociações já foi agendada para o dia 6 de março, às 14h, em São Gabriel.

BARRAGEM DA ARVOREZINHA 1
Na manhã desta segunda-feira (26), o diretor geral do Departamento de Água, Arroios e Egoto de Bagé (Daeb), Volmir Silveira, e o secretário municipal de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Eduardo Deibler, estiveram reunidos com o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Fábio Branco (foto). Os representantes do governo municipal foram confirmar o apoio da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) na revisão dos projetos da obra da barragem da Arvorezinha.Branco confirmou que a Cientec, mesmo estando em processo de extinção, irá realizar o aceite final das revisões do Projeto Executivo e do Plano Básico Ambiental (PBA), que estão sendo feitas pela Nova Engevix e DW Engenharia, respectivamente. A aprovação por parte do Cientec integra as exigências do edital de contratação das empresas. A previsão de entrega dos estudos é em março.

BARRAGEM DA ARVOREZINHA 2
Após o aceite, as revisões devem passar para avaliação do Ministério da Integração Nacional a fim da utilização dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Depois, será promovida a licitação da contratação da empresa que irá construir a barragem, com estimativa de publicação do edital ainda no primeiro semestre deste ano. Depois de iniciada, a previsão de conclusão da obra é de 14 meses.

Comentários do Facebook