INFRAESTRUTURA

Praça e quadra de esportes do bairro Seival sofrem vandalismo

Bancos e mesas foram quebrados e alguns arrancados de seus locais Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

Locais públicos do bairro Seival, em Candiota, sofreram ações de vandalismo nas últimas semanas. Com bancos da praça quebrados e a quadra totalmente depredada, moradores se mostraram revoltados e entristecidos com a atual situação do local.

Para ouvir algumas pessoas da comunidade, a equipe do TP esteve no bairro nesta semana. Segundo o morador Fabiano da Rosa, é triste ver o espaço sendo destruído e não ter mais um ambiente agradável para passar o final de semana com a família. “As pessoas reclamam que nunca têm as coisas, e quando fazem eles estragam. Não temos um lugar para passar o final de semana e brincar com as crianças, está tudo destruído”, lamenta.

O presidente da Associação dos Moradores de Seival (Amors), Moisés Rodrigues, disse estar preocupado com o vandalismo no bairro, principalmente por ter acompanhado cada revitalização dos espaços. “Através da Amors, conseguimos a praça junto a empresa Engie, conseguimos melhorias na quadra com a colocação do piso plástico pela Prefeitura, e a iluminação com a Coopersul”, lembrou. Além disso, Rodrigues disse que o espaço inteiro ficou em condições de uso até o ato de vandalismo. “Infelizmente algumas pessoas da nossa comunidade não tem a conscientização de que o espaço é de todos, e que o público não significa sem dono”, destacou.

A quadra foi totalmente depredada e está sem condições de uso Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

Moisés ainda pontuou que a maioria das depredações são feitas por jovens e crianças, e que na maior parte das vezes os pais nem sabem o que está acontecendo. Também citou o problema dos animais soltos pelas ruas da comunidade. “Estragam brinquedos e cercas da praça e da quadra. Foi feito o plantio com mais de 30 mudas de árvores na praça, mas os animais quebraram tudo”, falou.

O TP também conversou com a moradora Débora Etcheverria, integrante do time feminino Santa Rosa que utilizava o espaço da quadra para treinos e até mesmo para campeonatos. Débora informou que em fevereiro deste ano, ela e as demais integrantes do time fizeram um mutirão para realizarem a troca do piso, e também, para a pintura do local que já apresentava problemas. “Nós já estamos combinando de fazer outro mutirão para arrumar, e o esposo de uma das meninas vai soldar as traves para seguirmos jogando. Agora está chegando o verão e vamos fazer o que?”, questionou Débora.

EXECUTIVO – O jornal também entrou em contato com o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, que ao ser questionado sobre uma possível revitalização dos ambientes, afirmou estar em busca de empresas para patrocinar a reforma e revitalização dos espaços.

O gestor também falou sobre ações pontuais no bairro relacionado à infraestrutura. “Nós estamos agora revitalizando o campo Santa Rosa, no Seival. Estamos contratando uma empresa para recuperar todo o campo em um investimento de R$ 60 mil, entre material e mão de obra”, informou. “Em breve estará sendo iniciada a obra para a construção de um ginásio pela Amors com o recurso do fundo de apoio ao esporte, além do incentivo com o recurso da Engie”, destacou o prefeito.

O presidente da Amors informou que estão trabalhando no projeto da quadra desde 2017. Ao ser perguntado se estão com receio diante do cenário em que o espaço se encontra atualmente, Rodrigues disse que já estão com planos para solucionar o problema. “Esperamos que até lá, já tenhamos um videomonitoramento para inibir os vândalos, e assim, preservar os espaços públicos”, informou.

O secretário de Cultura Diego Lima, que também é morador do bairro Seival, disse que lamentou quando passou pelo local e se deparou com o cenário de destruição. “É muito triste para nós moradores ver esses lugares assim, totalmente destruídos. Como secretário de Cultura, estou empenhado juntamente com o prefeito Folador, para a reestruturação do local. Estamos nos aproximando da estação mais quente do ano, e não podemos deixar nossos jovens e crianças sem um lugar apropriado para brincar”, disse Lima.

VOLUNTÁRIOS – No domingo (11), segundo integrantes da Amors, voluntários realizaram a solda das traves da quadra de esportes, permitindo que o espaço seja utilizado.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso. Conteúdo atualizado.

Comentários do Facebook