TECNOLOGIA

Projeto da Usina de Candiota é vice-campeão nacional em Prêmio de Inovação

Projeto sobre a qualidade do ar na bacia aérea de Candiota foi destaque Foto: Divulgação TP

Foram anunciados recentemen­te, os vencedores do 1º Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras. O evento, transmitido de forma online, reconheceu os profissionais que apresentaram al­ternativas e benefícios através dos projetos submetidos. A CGT Ele­trosul teve dois projetos agraciados com segundo e terceiro lugar.

Na categoria Socioambien­tal, em soluções de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), a CGT Ele­trosul conquistou o 2º lugar com o trabalho “Ferramenta computa­cional de prognóstico e diagnós­tico da qualidade do ar da região de Candiota (RS)”, de autoria de Luis Eduardo Brose Piotrowicz, especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e gerente da Divisão de Gestão Ambiental da Usina Termelétrica.

A iniciativa consistiu no desenvolvimento de um disposi­tivo digital que proporcionasse a antecipação de ocorrências de baixa dispersão com degradação da qualidade do ar. A ferramenta computacional foi viabilizada por meio de projeto de P&D Aneel, em convênio com o Laboratório de Meteorologia e Qualidade do Ar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O mecanismo integra mo­delos de prognóstico e diagnóstico em relação à qualidade do ar e à meteorologia da região de Candio­ta. Desde sua implementação, em 2017, a companhia não recebeu mais autos de infrações ambientais relacionadas ao tema na localida­de.

Ainda na categoria Socio­ambiental, mas em soluções de pro­fissionais das Empresas Eletrobras, a CGT Eletrosul ficou em 3º lugar com o projeto “Avaliação de risco estrutural e operacional para linhas de transmissão da CGT Eletrosul considerando os impactos da mu­dança do clima”, de coordenação de Diego Luis Tedesco Dandolini, engenheiro civil da Divisão de En­genharia de Manutenção de Linhas de Transmissão, e autoria de equipe multidisciplinar de profissionais da companhia e externos.

Projeto cobogó Mecatrônica Unisatc Foto: Divulgação TP

Este trabalho buscou apri­morar os serviços climáticos na­cionais quanto ao planejamento e à análise de riscos climáticos para in­vestimentos em infraestrutura – no caso da CGT Eletrosul, em linhas de transmissão. Foi criada uma matriz de avaliação baseando-se em dados de clima atuais e futuros, com identificação de medidas de adaptação para que os recursos fi­nanceiros sejam melhor aplicados. Assista ao vídeo para saber mais sobre o projeto.

Profissionais de CGT Ele­trosul, Chesf, Eletronorte, Ele­tronuclear, Furnas, Cepel e Itaipu participaram desta primeira edição da premiação, inscrevendo um total de 89 projetos – 11 deles repre­sentaram a CGT Eletrosul como finalistas.

Comentários do Facebook