CONTROLE ANIMAL

Projeto de marcas e sinais é aprovado em Candiota

Medida combate abigeato e também é importante em casos de acidentes

Vereadora Hulda Alves (MDB) é a autora do projeto, pois possui ligação estreita com o setor, sendo extensionista e chefe do escritório municipal da Emater local Foto: Divulgação TP

Na sessão ordinária da últi­ma segunda-feira (27), foi aprovado por unanimidade na Câmara de Candiota, o projeto de Lei n° 91/2021, que institui a Política Municipal de Marcas e Sinais no Município de Candiota. A iniciativa tem a autoria da vere­adora Hulda Alves (MDB).

Com a aprovação da le­gislação, que deve ser sancionada pelo prefeito Luiz Carlos Folador, a cidade irá fazer a implantação do sistema de marcas e sinais, por meio de modernização, atualização e digitalização, sendo possível a consulta remota (em tempo real) em barreiras sanitárias, por exemplo, em busca de eventuais inconsistências, prevenindo casos de abigeato e outras irregularida­des recorrentes. A consulta se dará por um aplicativo de celular. “Con­vém referir que além do abigeato, acidentes de trânsito por conta de animas soltos nas ruas e estradas de Candiota têm ocorrido com grande frequência e pela falta de identifi­cação dos animais, os proprietários costumam não aparecer, gerando impunidade”, destaca a vereadora.

Ainda, conforme a propos­ta, a partir da data da promulgação da lei, os produtores rurais terão prazo de seis meses para atua­lizar os cadastros no sentido de trocar as marcas manuais pelas digitalizadas. “Entendo que esse novo sistema será um marco para a redução dos crimes rurais, visto que o sistema municipal estará in­terligado aos serviços de segurança pública, facilitando a identificação dos rebanhos”, acentua Hulda.

Vereador Patrício Antunes, que é inspetor de polícia e atua
no combate aos crimes rurais, foi o autor pioneiro da lei Foto: Divulgação TP

NA REGIÃO Este tipo de mo­dernização da legislação vem ocorrendo em vários municípios, sendo que o pioneiro foi Dom Pe­drito, onde o projeto teve a autoria do vereador e policial da Delegacia Especializada em Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), Patrício Antunes, que inclusive esteve em Candiota recentemente, para falar da iniciativa a convite da vereadora Hulda, antes dela entrar com a iniciativa na Câmara candiotense.

FAMURS Ainda neste sentido, ocorreu na manhã da última quarta­-feira (29), na sede da Famurs, em Porto Alegre, uma reunião que definiu a criação de um grupo de trabalho (GT) para discutir a implementação da Lei de Marcas e Sinais nos municípios gaúchos. Participaram da reunião o presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, o vice-prefeito de Dom Pedrito, Diego Cruz, o Guiga, o vereador de São Borja, tenente coronel Damião, o vereador de Quaraí, Maurício Castro e o ve­reador de Dom Pedrito, Patrício Antunes.

Comentários do Facebook