Recado aos pessimistas

A realização das Olimpíadas no Rio de janeiro, portanto no Brasil, mostrou não ao mundo, mas para nós mesmos, que somos uma verdadeira Nação e podemos muito mais do que nos negamos. E claro, não se faz aqui um discurso pura e simplesmente ufanista.

O complexo de vira-lata, cunhado por um dos maiores dramaturgos do planeta, o mestre brasileiro Nelson Rodrigues, é algo que nos persegue e que, infelizmente, foi, nos últimos anos, potencializado por parte de nossa grande imprensa. O complexo, que sempre classifica melhor o que não é feito aqui, caiu por terra com a Rio 2016. Fizemos do maior evento esportivo do mundo, um espetáculo ainda melhor e mais grandioso, ao nosso jeito.

Não podemos confundir as coisas e fazer a crítica fácil. É claro que estamos atolados em problemas, vivemos uma grave crise econômica e política, que precisa ser superada. Contudo, isso é um processo que exige esforço coletivo e continuado e não tira em nada, o brilho da realização da primeira Olimpíadas da América do Sul.

Para coroar ainda mais a Rio 2016, o Brasil alcançou o seu melhor resultado de todos os tempos, conquistando sete medalhas de ouro e alcançando a 13ª posição no quadro geral de medalhas. É hora sim de comemorar. É hora sim de nos orgulharmos. É hora sim de renovarmos nossa crença no Brasil.

Comentários do Facebook