TRABALHO VOLUNTÁRIO

Ser rotariano, o trabalho em prol do próximo

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Campanha contra a Poliomielite é uma das grandes marcas do Rotary Foto: Divulgação TP

Dedicar momentos consideráveis em prol de uma pessoa, instituição, uma causa. O rotariano é assim, e pelo trabalho que desempenha em uma sociedade, seu dia é lembrado anualmente em 23 de fevereiro. O Dia do Rotariano, também é o Dia da Paz e da Compreensão Mundial, além de aniversário de Fundação do Rotary International.

A DATA – O Dia do Rotariano foi instituído através da Lei Federal nº 6.843, do dia 3 de novembro de 1980, quando foi instituído o Dia Nacional do Rotary no Brasil, comemorado sempre no dia 23 de fevereiro, em razão de ser esse o dia da fundação do Rotary International (Internacional), no ano de 1905, sendo a primeira e maior Organização Não Governamental (ONG) no Mundo, presente em 208 Países e com 1,4 milhão de sócios.

Fundado por Paul Harris, em Chicago, Estados Unidos, o Rotary Internacional tem hoje representação em 207 países, divididos em 532 distritos, 33.054 clubes e 1.228.910 sócios. No Brasil há 52.148 rotarianos, 9.447 rotarianas, 2.305 clubes, 38 distritos, 626 rotaract clubs e 689 interact clubs.
A partir deste dia abriu-se uma oportunidade para muitos homens e mulheres de todo o mundo poderem disponibilizar parte do seu tempo, da sua vontade de ajudar, de fazer amigos, de dignificar o seu trabalho, ser solidário, compreensivo para com os que o rodeiam, enfim, para ser útil à sociedade em que vivem. Congregado por líderes de comunidades, Rotary Club fomenta um elevado padrão de ética, com pessoas de boa índole, idôneas, ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo através da prestação de serviços voluntários não remunerados.

FÁBIO NO ROTARY – Como forma de lembrar e marcar a data – Dia do Rotariano – o TP continuou o bate-papo com Fábio Oliveira, que em nome dos demais membros do Rotary Club de Candiota, falou sobre a experiência e fatores positivos de participar do clube rotário.

Presidente do Rotary de Candiota, Fábio Oliveira, diz que o auxílio ao próximo e as amizades conquistadas são as principais recompensas por integrar o clube de serviço Foto: Silvana Antunes TP

Membro sócio fundador desde 20 de abril de 2017, o atual presidente do Rotary da capital do carvão conta que o gosto por participar de causas sociais desde muito jovem – 13 anos – o levou a ser convidado para integrar a entidade que se formava na cidade. À nossa reportagem, ele lembrou primeiramente do lema do Rotary, ‘dar de si antes de pensar em si’ e da importância da instituição. “Há grandes projetos em prol de comunidades. Fazer o bem com essa estrutura toda gera um impacto maior. Pessoas sabem que através de uma entidade estruturada, as doações vão chegar de fato a quem precisa ou aquela causa proposta”, afirma.

Oliveira também falou sobre as ações realizadas e sobre se doar ao próximo. “No Rotary temos integrantes de variados ramos e profissões, onde além do comportamento exemplar perante a sociedade, estar disposto a ajudar, independente da própria condição financeira, é o que realmente importa. Cada companheiro sabe fazer algum tipo de trabalho e pode ajudar de alguma forma. Isso é um benefício para todos nós e muitas vezes tiramos do próprio bolso para ajudar quem precisa. É gratificante atingir os objetivos e auxiliar uma comunidade ou alguém específico”, expõe.

Ao ser questionado sobre o que mudou em sua vida, Fábio com um sorriso no rosto faz referência as novas amizades e ao acolhimento recebido até mesmo em outros municípios. “Ao final de cada reunião jantamos juntos, há confraternização com a família mensalmente e hoje vejo o fortalecimento de amizades, um trabalho em grupo que acaba aproximando as pessoas e a credibilidade empresarial adquirida. Não é muito fácil, por vezes estamos cansados, mas seguimos em frente, pois ver as crianças brincando na pracinha reformada foi maravilhoso e o respirador do Pronto Atendimento em funcionamento podendo salvar uma vida, é algo imensurável”, finalizou.

AÇÕES – Entre as ações já realizadas pela entidade estão revitalizações das pracinhas das escolas Faro e Jerônimo, compra de equipamentos e jogos educativos para o Centro de Reabilitação e Apoio (CRA), respirador para o Pronto Atendimento de Candiota, auxílio em reforma de residência, doações de cestas básicas, fraldas geriátricas (em alguns casos como intermediadores) e empréstimos de cadeiras de rodas e pares de muletas.

Doação de equipamento para o Pronto Atendimento foi uma das ações do Rotary em Candiota Foto: Divulgação TP

Diretoria do Rotary de Candiota já organiza novo evento Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook