MOBILIDADE URBANA

Transporte coletivo de Candiota substitui vales de papel por cartão magnético

Mudança ocorre a partir de 15 de março

Usuários como estudantes, idosos e pessoas com deficiência precisam realizar o quanto antes um cadastro junto à empresa Foto: Arquivo TP

A empresa Kopereck-Laranjal, que é a concessionária do transporte coletivo urbano e rural de Candiota, está realizando mudanças no seu sistema de cobrança e embarque de passageiros em seus ônibus.
Segundo explica o gerente da empresa em Candiota, Jeferson Arce, a medida tecnológica trará mais segurança e agilidade. O novo sistema consiste em mudar a atual forma de vale-transporte, que ainda é de papel, para cartões magnéticos recarregáveis, inclusive com leitura facial.
Ele explica que a mudança só deve ocorrer em 15 de março, sendo que até lá os usuários precisam estar atentos. Jeferson ressalta que as empresas já estão cientes deste novo sistema e estão providenciando as mudanças, como atualização dos cadastros dos trabalhadores, quantidades e outras medidas necessárias. “No caso das empresas é mais tranquilo porque elas mesmo vão gerenciar os cartões e as quantidades, além deles não serem personalizados, podendo ser usados por mais de uma pessoa”, explica.
O sistema de pagamento com dinheiro em espécie segue acontecendo normalmente, sendo que os ônibus ainda não estão adaptados para receber com cartões de crédito.
Jeferson reforça que os vales-transportes tradicionais em papel estão com os dias contados e que as pessoas possuem até o dia 30 de abril próximo para fazer a troca ou usarem nos ônibus. “Após esta data perderão validade”, avisa.

O gerente da Kopereck-Laranjal de Candiota, Jeferson Arce, esteve no TP trazendo os cartões e as explicações com as mudanças Foto: J. André TP

ESTUDANTES E IDOSOS – De outra forma, os estudantes que utilizam o transporte em passe livre e meia-passagem, além dos idosos de 60 anos ou mais, precisam fazer o cadastramento pessoalmente no escritório da empresa, situado na sala 103 da sobreloja do Banco do Brasil, no centro da cidade. Também as pessoas com deficiência devem fazer o novo cadastro.
O gerente destaca que nos casos desses grupos, os cartões são pessoais e intransferíveis, inclusive contendo dados como nome, nome da mãe, CPF, RG e fotografia, que é feita na hora pelo próprio sistema. A confecção da primeira via é gratuita. “Neste sentido que pedimos para as pessoas que fazem parte desses grupos, que já providenciem os cadastros”, alerta.
Os idosos e pessoas com deficiência devem estar munidos de RG e CPF. Já os estudantes além desses documentos, devem levar o comprovante de matrícula. O escritório funciona em horário comercial e mais informações podem ser obtidas pelos fones (53) 99136-6567 ou 3245-5174.
Jeferson ressalta que como o escritório fica num andar superior, aqueles idosos ou pessoas com deficiência que possuem dificuldades em subir escadas, serão atendidos no térreo.

PERDA E USO – O novo sistema não permitirá, nos casos dos cartões personalizados, o uso compartilhado, ou seja, por mais de uma pessoa. Segundo Jeferson, o sistema é bloqueado na quarta vez que acontece alguma infração, pois cada vez que o usuário passar na catraca haverá leitura facial. “Nos casos de bloqueio, ocorre uma investigação e pode haver sanções ao usuário, como o bloqueio por certo tempo do cartão”, explicou.
No caso de perda ou roubo, o usuário deverá comunicar a empresa imediatamente para que haja o bloqueio e a confecção de uma segunda via, que será cobrada.
Para mais agilidade e acesso ao sistema, a Kopereck-Laranjal está confeccionado e logo estará no ar, um site específico.

RECARGA – As recargas do cartão magnético poderão ser feitas diretamente no escritório ou por depósito na conta bancária da empresa (que posteriormente será divulgada), enviando comprovante por WhatsApp.

RURAL – O transporte coletivo para o meio rural, especialmente a região dos assentamentos da reforma agrária, está sem operar e, segundo o gerente da concessionária, é aguardada a apreciação pela Câmara de Vereadores e Vereadoras de um projeto para concessão de subsídios. Ele acredita que no início de março o serviço volte a funcionar uma vez por semana.

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