AUDIÊNCIA PÚBLICA

Apresentação do projeto de lei de transição energética – Maria do Rosário

Após quase 4h de audiência pública semipresencial presidida pelo senador Paulo Paim (PT), promovida pela Comissão de Direitos Humanos Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, foi apresentado o PLS 4653/2023 – projeto de lei de transição energética justa (TEJ), que altera a lei de Santa Catarina de 2021, que visa dar sobrevida a Fase C da Usina de Candiota.

O evento aconteceu na terça-feira (26), tendo como palco o auditório da Interlegis, em Brasília, e sendo transmitido ao vivo pela TV Senado. A audiência foi acompanhada em Candiota por centenas de pessoas, por meio de telões instalados em vários pontos do município, como o ginásio municipal. “Atingimos todos os objetivos, inclusive com espaço para o contraditório”, destacou o senador Paim dizendo que “o PLS 4653/2023 foi apresentado para atender aos anseios da sociedade.

Maria do Rosário (PT) – deputada federal

Maria do Rosário (PT) Foto: Divulgação TP

“O senador Paulo Paim assumir essa causa já é grande parte do caminho andado para a vitória que procuraremos ter”, disse a deputada, que afirmou que quem realizava a audiência era um povo que precisa de atenção e que todos estão atentos ao clima por saberem o quanto estão sujeitos as alterações climáticas. “Essa região tem tido uma busca incessante por modificar a matriz produtiva para uma que seja cada vez mais adequada, sem prejuízos a sociedade. O trabalho da agricultura familiar é uma das marcas dessa região e a preservação ambiental tem sido uma preocupação dessa comunidade. A transição energética precisa ser feita com transição econômica e social. Nada poder ser feito sem pensar na vida humana, para que as pessoas não percam suas casas, sua vida, sua história. Tratamos da matriz carvão sempre como um suporte para a hidroelétrica. O encerramento das atividades em 2024 é impossível para o RS, impossível para essa região, impossível para essas famílias”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook