VOLUNTARIADO

Associação Humanitária dos Bombeiros Civis Voluntários é fundada em Pinheiro Machado

Pinheirenses se ofereceram de forma voluntária para colaborar com a causa Foto: Divulgação TP

Depois de três incêndios com muitas perdas materiais somente nesse último trimestre, fora as ocorrências em outros períodos sem Corpo de Bombeiros instalado no município, Pinheiro Machado conta agora com a Associação Humanitária dos Bombeiros Civis Voluntários. A fundação do grupo ocorreu na última semana, com aprovação de estatuto e diretoria, na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias).

INICIATIVA – A iniciativa é do vereador Éliton Rodrigues (MDB), a qual já fazia parte das suas promessas de campanha. “A ideia surgiu da efetiva necessidade da cidade ter, de alguma forma, uma instituição que pudesse atuar em situações como incêndios e sinistros. Particularmente, eu tinha como compromisso de campanha, trabalhar para a instalação de Bombeiro Civil no município, e já havia buscado informações junto ao Estado e comando do Corpo de Bombeiros sobre a forma viável de fazer isso”, explicou o parlamentar em conversa com a reportagem.

VOLUNTÁRIOS – Questionado sobre como foi conseguir reunir voluntários, Éliton contou que isso acabou acontecendo de forma bastante natural e hoje já estão em um grupo formado por 25 pinheirenses dispostos a colaborar. “Com os últimos sinistros que aconteceram na cidade, citei na Câmara de Vereadores a necessidade de uma organização voluntária organizadapara poder auxiliar a comunidade nessas situações. Ao término da sessão já havia sido procurado por voluntários e, a partir daquele momento, mais pessoas se voluntariaram ao natural. Quando formamos um grupo com 25 pessoas percebi que poderíamos de fato montar uma associação”, disse.

ASSOCIAÇÃO – O vereador contou com o auxílio também voluntário do advogado Alex Rodrigues, que montou um estatuto e passou ao grupo as demais orientações. Conforme a ata, no dia 30 de junho, às 14h, na sede da Acias, 17 voluntários se fizeram presentes para encaminhar os trâmites administrativos. Na oportunidade, foi eleita por unanimidade a Diretoria Executiva e formação dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Civis Voluntários de Pinheiro Machado.

Sobre o assunto, a reportagem conversou com Rogério Lucas – designado presidente da associação – para entender a principal motivação dele em participar do projeto. “A motivação foi a necessidade de ter uma alternativa para atender sinistros que vem ocorrendo em nosso município. Uma delas, a mais viável, seria a formação desse grupo voluntário. Muitas vezes criticamos bastante, entretanto na hora de “botar a mão na massa” acabamos não participando”, pontuou o servidor público.

PRÓXIMOS PASSOS – Segundo o presidente, atualmente, o grupo aguarda o registro do estatuto no Tabelionato de Notas. “Após termos o CNPJ, iremos buscar apoio nas empresas e comércio local para a realização do curso de Bombeiro Civil – nível I. Só podemos atuar após o grupo ter o curso. Já temos cerca de quinze interessados na realização da formação”, informou. Ainda segundo Rogério, o objetivo do grupo não é apenas “apagar incêndios”, mas fazer um trabalho de prevenção junto à comunidade com ações sociais e humanitárias.

Associação Humanitária dos Bombeiros Civis Voluntários

Diretoria Executiva foi eleita por unanimidade Foto: Divulgação TP

Presidente: Rogério Lucas
Vice-presidente: Gabriel Garcia
1ª Secretária: Dainara Rosa
2ª Secretária: Milena Mendes
1° Tesoureiro: Marioilson Garcia
2° Tesoureiro: Denilson Garcia
Conselho Deliberativo: Reginaldo Sória, Marlo Bonini, Éliton Rodrigues, Mauro Reinhardt e Magaiver Nunes
Conselho Fiscal: Sonia Vargas, Roberto Garcia e Diego Moreira

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook