MÉRITO FARROUPILHA

Câmara de Candiota faz homenagem a três tradicionalistas

Por causa da pandemia, os escolhidos de 2020 e 2021 não haviam recebido ainda a premiação

Autoridades e tradicionalistas prestigiaram o evento Foto: J. André TP

A noite foi de homenagens e emoção nesta quinta-feira (15), nas dependências do CTG Candeeiro do Pago. A Câmara de Candiota homenageou três tradicionalistas da cidade com o Mérito Farroupilha – honraria que é entregue anualmente a uma pessoa, porém devido a pandemia, a realização das sessões solenes de 2020 e 2021 não puderam acontecer.

Com a presença da maioria dos vereadores, do prefeito Luiz Carlos Folador e do vice-prefeito Paulinho Brum, da presidente da Câmara de Hulha Negra, Tanira Ramos, familiares e tradicionalistas do município, a sessão solene presidida pelo presidente do Legislativo candiotense, Ataídes da Silva, foi marcada por emoção e culto às tradições.

Antes da entrega das homenagens, foi exibido um vídeo contando a história de cada um deles e também com depoimentos de pessoas próximas. Além de um quadro personalizado, cada homenageado recebeu o Troféu Alfeu Duarte, que é uma obra de arte em arame, representando o gaúcho sobre o cavalo, feita pelo artista plástico porto-alegrense Jairo Teixeira.

O prefeito Folador enalteceu a cerimônia e os homenageados. “Aos homenageados o nosso mais sincero agradecimento pela devoção e obstinação à nossa tradição. Parabéns a todos os tradicionalistas de Candiota, que cultuam as tradições gaúchas e passam os ensinamentos de geração a geração”, disse.

Público prestigiou a sessão solene no CTG Candeeiro do Pago Foto: J. André TP

VIDART – O primeiro a receber a homenagem foi o integrante da Associação dos Cavaleiros e Cavaleiras de Candiota (ACC), Antônio Vidart, que já participou de mais de 20 cavalgadas em busca da chama crioula. A homenagem foi proposta em 2020 pelo vereador Dinossane Pech (PTB).

Em sua fala, o vereador Dino exaltou o amor de Vidart pela tradição e sua amizade com ele. “Este gaúcho ajuda a trazer no lombo de seu cavalo toda a simbologia da chama crioula para que possamos fazer a nossas semanas farroupilhas”, afirmou.

RIJO – Depois foi entregue ao poeta e ex-patrão do CTG Luiz Chirivino, Jorge Luiz Rijo, que foi representado no ato pelo neto Samuel Rosa, pois havia perdido a irmã naquele dia. A homenagem proposta em 2021 pelo vereador Guilherme Barão (PDT), que disse que bastava olhar para biografia dele para entender a homenagem.
Guilherme enalteceu a importância do Mérito Farroupilha e citou um trecho do hino rio-grandense.

ANDRÉ – Por fim, recebeu a honraria um dos fundadores do CTG Candeeiro Pago e ex-patrão da entidade, André Osvaldo Domingues Maurente. A homenagem proposta em 2022 pela vereadora Luana Vais (PT), que lembrou que foi na sua gestão como patrão, que foi idealizado o Pago em Dança, que hoje é um grande sucesso regional e até estadual.

Ainda, Luana lembrou que ela tinha até um olhar de resistência em relação ao tradicionalismo, porém quando sua filha resolveu fazer parte da invernada artística do Candeeiro e foram recebidas na porta do CTG por André e sua esposa Beth as chamando de filhas, que passou a entender e respeitar. “O CTG é o melhor ambiente para os filhos. Me sinto honrada em fazer parte desta homenagem. A história do seu André nos enche de orgulho”, pontuou.

Os três homenageados junto aos vereadores e vereadora proponentes Foto: J. André TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook