SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM

Câmara de Hulha Negra realiza sessão especial alusiva ao outubro rosa e novembro azul

Sessão reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Presidente da Câmara, Tanira Ramos e vereadores Getúlio Porto (E) e Volnei Manfron junto aos gestores da Saúde e palestrantes do dia Foto: Mirian Tort/Especial TP

Na última quarta-feira (26), foi realizada na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Hulha Negra, uma Sessão Especial alusiva as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A atividade contou com o apoio da Secretaria de Saúde de Hulha Negra, por meio do secretário Volnei Coelho Jorge e da coordenadora de Saúde e enfermeira Carla Lugo. Participaram do ato para explanarem sobre os temas, as enfermeiras Thais Simon e Fernanda Reiznautt.

Em sua fala na sessão, a presidente da Câmara, Tanira Ramos, disse que o objetivo da sua gestão é deixar um legado. “Queremos ter proximidade da casa legislativa com a comunidade e essa tarde é pra compartilhar conhecimento, tanto do universo feminino e masculino. Queremos deixar as portas abertas para a nossa população”, falou.

O secretário de Saúde, Volnei Jorge, falou da importância de tratar da saúde da mulher e do homem. “Programamos um extensivo roteiro de trabalho, tanto no interior como na cidade para que pudéssemos trazer conhecimento, orientação, exames, além de colocar a equipe da saúde à disposição. Dessa forma trabalhamos para que nossos munícipes tenham mais qualidade de vida, dentro das nossas possibilidades”, pontuou.

A primeira palestrante foi a enfermeira Thais, ela falou da importância das pessoas terem atitudes de autocuidado. “Nosso principal objetivo é conscientizar sobre essas doenças, para que as pessoas procurem o serviço de saúde e assim contribuírem para a redução de mortalidade com o diagnóstico precoce”, falou.

Quanto ao novembro azul, a enfermeira salientou que o câncer de próstata é o segundo câncer que mais mata homens no Brasil e assim como o câncer de mama e o do colo do útero, o diagnóstico precoce também aumenta a taxa de sucesso e as opções de tratamento curativo. “Por isso a importância de fazer o PCA que é o exame feito por meio da coleta de sangue e também o do toque retal, os dois são complementares e um não substitui o outro”, explicou.

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a prevenção está ligada a duas abordagens distintas. A primeira é impedir que o câncer se desenvolva, ou seja, evitando a exposição aos fatores de risco, adotando estilos de vida mais saudáveis e a segunda está em detectar e tratar doenças pré-malignas ou neoplasias ainda quando são assintomáticas e estão em seus estágios iniciais. “É nesse momento a que a atenção primária da saúde assume um papel importante para dar os devidos encaminhamentos”, falou a enfermeira Fernanda.

Fernanda também falou sobre a adesão das mulheres na campanha. “Foram dias intensos de trabalho, mas tivemos uma ótima adesão, foi muito gratificante, vimos que a população ficou bem contente por termos oferecido os serviços, os postos também estavam muito bem organizados pra receber esse público”, falou.

Por fim, a coordenadora, Carla Lugo, falou que apesar de todo ano ser debatido sobre a prevenção, é importante sempre reforçar o assunto, para fazer da prevenção um hábito na vida das pessoas. “Tivemos ótimas explanações e todo mundo que esteve envolvido está de parabéns, então eu peço para que as pessoas presentes sejam multiplicadores do que foi debatido aqui hoje”, disse.

Equipe da Saúde de Hulha Negra envolvida nas duas campanhas Foto: Mirian Tort/Especial TP

 

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook