COMUNIDADE

Direção da Escola Dalva Conceição Medeiros faz esclarecimentos utilizando a tribuna do Legislativo

Diretora Cândida Silveira falou sobre o trabalho da escola Foto: Reprodução TP

A sessão legislativa de Hulha Negra da  quinta-feira (2), contou com a solicitação de utilização da Tribuna do Povo para esclarecimentos. A diretora da escola estadual Dalva Conceição Medeiros, Cândida Iglaer Silveira, usou o espaço para falar sobre a polêmica que envolveu a indicação de municipalização da escola, proposta pelo vereador Diego Rodrigues (Progressistas), e retirada logo após em razão das críticas envolvidas.

Em publicação na página da escola, a diretora explica sobre a participação. “Falamos do trabalho e da forma como nossa escola está inserida na comunidade, na ocasião também esclarecemos aos vereadores como seria prejudicial o processo de municipalização. Os vereadores, em sua maioria, também de mostraram contrários e a proposição foi retirada. Agradeço a nossa comunidade escolar por toda a mobilização. Continuaremos vigilantes”.
No decorrer da sessão, houve também manifestação dos vereadores presentes, confira:

*O vereador Hugo Teixeira (PT), disse que quando o assunto é referente a uma escola pública e estadual, é preciso haver debate com a comunidade para que seja municipalizada. O vereador relembrou o trabalho feito na escola Chico Mendes, onde a bancada do PT fez parte. Além disso, afirmou que a educação no campo é mais difícil, e que as escolas estão sendo mantidas com dificuldade.

*O vereador Diego Rodrigues (Progressistas), disse que referente a escola Dalva, foi apenas uma solicitação ao poder Executivo e que todos os vereadores analisariam e escutariam a comunidade. Falou sobre o torneio solidário que aconteceu no último final de semana, organizado pela Mari com o apoio da Prefeitura e do seu próprio gabinete. Rodrigues afirmou que muitos quilos de alimentos foram arrecadados e já estão na Secretaria de Assistência Social para beneficiar famílias carentes, que serão avaliadas por uma técnica de assistência social. Na oportunidade, o vereador agradeceu a secretária Maninha pela ajuda com as medalhas e os troféus do torneio. Parabenizou o time do município que jogou em Santa Maria, e trouxeram a medalha de segundo lugar.

*O vereador Dalvir Zorzi (PT), parabenizou a diretora da escola Dalva, dizendo que a mesma deu aula sobre diversos temas incluindo legislação. Disse que é importante ter conhecimento sobre o tema antes de propor um debate, afirmando que os demais vereadores já possuíam uma opinião formada contrária com a posição do vereador Diego Rodrigues. Disse que não é novidade ser contrário a municipalização das escolas, e que muitas pessoas já debateram contra o assunto também. O vereador disse que o motivo é simples, pois o município não tem condição de levar os alunos para a escola por falta de recurso para a manutenção das estradas, e a municipalização iria ser onerado.

*O vereador Getúlio Porto (PDT), disse que a escola Dalva passou por uma reestruturação, pedida e aguardada por todos. O vereador destacou que não usa a tribuna como muleta, e que sempre foi um político da razão. Falou que possui muito carinho pela escola, e pelo trabalho social que realizam e que muitas vezes se movimenta com recursos próprios para poder funcionar. Destacou que acredita que há outra pessoa por trás do vereador Diego, e acredita que alguém que não está mais na escola ou que não quer ver a escola ir para frente fez uma progressão para a proposição de Rodrigues. Além disso, Porto disse que não pode afirmar nada, mas que deveria ter um debate com todos os vereadores muito antes de entrar com a proposição. Disse que com certeza que o prefeito não iria atender este pedido, pois quando a escola precisou, ele cedeu o espaço do CTG para que as aulas não fossem interrompidas.

*O vereador Jorge Coelho (PDT), disse que a escola tem seu apoio, e afirmou que não tem envolvimento com a proposição. Falou que ficou chateado por esse comentário maldoso que saiu sobre sua pessoa.

*A vereadora e presidente da Câmara Tanira Ramos (PTB), falou que a participação do professor é importante para tudo, e disse que é preciso ver os dois lados. Ela afirmou que no intuito de acertar pode ocorrer o erro, e é preciso ter coerência de que mesmo acreditando na nossa verdade, ela pode atingir de forma negativa inúmeras pessoas. Tanira destacou a transferência de algumas escolas municiais que passaram para a rede estadual, e que isso significa um atributo positivo referente ao Estado. Disse que o município é pequeno, e que os jovens precisam de formação para o mercado de trabalho. Enfatizou que o trabalho dos vereadores é representar a comunidade, levando cursos profissionalizantes para a cidade, e pediu ajuda da população.

*O vereador Volnei Manfron (PT), disse que a escola Dalva tem seu apoio, e relembrou o tempo em que sua filha passou pela escola. Afirmou que jamais irá apoiar a municipalização das escolas, pois o município não tem condições de assumir mais uma instituição de ensino. Além de dizer que já tem políticos querendo cobrar mensalidade nas faculdades públicas.

*O vereador Luiz Gustavo Dias (Progressista), disse que sua esposa já foi professora, e que sempre trata os ex-alunos como filhos quando encontra. Falou que todos precisam de educação e chamou os professores de guerreiros, pois muitas vezes o governo não olha muito para esse lado, incluindo a parte financeira. Afirmou que é parceiro da escola, desejando vida longa.

Equipe da escola acompanhou a diretora na tribuna, que foi acolhida pelos vereadores Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook