FUNCIONALISMO

Empossada oficialmente a primeira diretoria do SindiHulha

Gabriel Ruiz é o presidente da entidade que passa a lutar pelos direitos dos funcionários públicos de Hulha Negra

Diretoria do SindiHulha empossada em assembleia Foto: Divulgação TP

A noite do dia 24 de junho foi considerada histórica em Hulha Negra. No ano em que o município completou 30 anos de emancipação político-administrativa, aconteceu a primeira assembleia para votação, definição e aprovação da diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Hulha Negra, o SindiHulha. A mesa de autoridades foi composta pelo presidente da comissão pró-fundação e, posterior aprovação, do presidente do SindiHulha Gabriel Ruiz, pelo advogado do SindiHulha, Lasier Winkel, o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Sergio Arnoud, o presidente do Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca), Marcelo Belmudes, o presidente do Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado (Simpim), Marcio Garcia, e representando o Sindicato dos Mineiros de Candiota, José Renato Silva da Rosa.

Os trabalhos tiveram início com a apresentação e votação do estatuto, bem como da chapa do Sindicato, ambos aprovados por unanimidade. A primeira diretoria foi empossada por meio do presidente da CSB, Sergio Arnoud, que em seu pronunciamento, falou da importância de participar da formação de mais um Sindicato e parabenizou por ter bastante representação feminina. “Vivemos momentos muitos difíceis, tanto no município como estado e país. Se reforça a necessidade de estarmos unidos, lado a lado, na defesa de nossos direitos. Se não fizermos isso, não teremos quem nos defenda. Em todo episódio eleitoral, batem nas costas, dizem ‘deixa comigo’ e quando passa, nada acontece. No caso específico do funcionário público, estamos vivendo a pior situação possível, pois somos considerados inimigos do povo. Verbas cortadas, salários congelados e da mesma forma trabalhadores da iniciativa privada sendo prejudicados. As coisas, como resultados de ações federais ou estaduais estouram no município, por isso a importância de estarmos unidos para lutar pelos direitos. Com as limitações que temos, vamos prestar todo apoio necessário”.

Gabriel Ruiz, com o microfone, é o presidente da entidade sindical Foto: Divulgação TP

Em continuidade, o presidente do Simca, Marcelo Belmudes, desejou uma gestão longa ao presidente Gabriel e parabenizou a todos que se dedicaram para a criação do Sindicato. “Não é fácil, lutas virão, mas estejam sempre ao lado da diretoria, que sofre sempre muitos ataques. Vida longa ao SindiHulha, o Simca estará sempre à disposição”.

O presidente do Simpim, Marcio Garcia, disse estar muito feliz por ser testemunha e participar da fundação de mais um Sindicato. “Mesmo com ataques e desmoralização ao servidor, hoje está nascendo um Sindicato. Sou apaixonado pela história do sindicalismo, que vai muito além das trabalhistas, é cidadania. A comunidade de Hulha Negra ganha cidadania hoje, é um passo adiante na evolução. Também estaremos juntos para qualquer batalha”.

Representando o Sindicato dos Mineiros, José Renato, parabenizou pela fundação do Sindicato. “Será um suporte na defesa dos direitos dos funcionários de Hulha Negra. Vocês terão todo apoio quando precisarem. O Sindicalismo é assim, na medida que se forma uma diretoria, surgem defesas de interesses, que seja um grupo em prol de lutas e união”.

O advogado do SindiHulha, Lasier Winkel, que também funcionário em Candiota, explanou sobre os trabalhos para que o SindiHulha se materializasse. “O municipalismo tem, finalmente, seus representantes na categoria. Os primeiros tempos são muito difíceis, é uma construção longa, onde o Executivo precisa respeitar essa representação, mas é uma satisfação ver que esse sonho se materializa”.

Um bom número de funcionários compareceu a assembleia Foto: Divulgação TP

LUTAS – Cabe lembrar que o presidente do SindiHulha, Gabriel Ruiz, destaca que o objetivo principal do Sindicato era parar de perder recursos. “Nosso jurídico explicou que não se cria um sindicato para ganhar dinheiro, mas queremos parar de perder, por que nos últimos anos não tivemos reajustes e isso é dinheiro perdido. Agora, foram só perdas inflacionárias, queremos representar o funcionalismo como um todo, independente de categoria”, afirmou Gabriel, que também informa que os trabalhos iniciais serão em busca de convênios que beneficiem os associados, como descontos em setores comerciais e de saúde, restaurantes, lanchonetes e médicos especialistas. Ele também destaca o objetivo de buscar um bom relacionamento com o Executivo e o Legislativo, sem envolvimento de ideologias políticas e primando pela escolha da maioria.

O presidente, emocionado, agradeceu os Sindicatos da região presentes, o advogado Lasier e relembrou a trajetória até que o Sindicato estivesse finalmente formado. “Sempre disse que minha opinião é uma, mas a do Sindicato é outra. Nunca vai ser feito nada pela minha opinião, mas sim pela decisão de todos, que terão representatividade dentro do Sindicato. Queremos que os demais funcionários participem também, pois tudo que o SindiHulha conseguir é dos associados, ao contrário do que a Prefeitura proporcionar que será para todos. Quero tentar o melhor, não importe as conseqüências, não estou à venda”.

DIRETORIA SINDIHULHA

Presidente: Gabriel Chaves Ruiz
Vice-presidente: Maico Vinicios Garcia Vasconcellos
1ª secretária: Maiara de Souza Martin
2º secretário: Bruno da Silva Baptista
Diretora Financeira: Elenara Azambuja da Silva
Advogado: Lasie Winkel da Silva
Diretor de Atividades Sociais e Recreativas: Fatima Fabiana Costa Rosa
Diretor de Políticas Sindicais: Daniel Borges Vieira
Diretor de Comunicação e Informática: Gisele Duarte Nunes
Conselho Fiscal: Simone Ruiz Rocha, Claudia Juliane Pinto da Rosa e Alessandro Saraiva da Fontoura (titulares) e Cintia Reis Fagundes, Ludimila de Souza Antunes e Alvaro Ricardo Carrion (suplentes).

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook