RELIGIÃO

Município de Pinheiro Machado convida para 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro

Secretária Vivian Alves buscou orientações em nível de Estado Foto: Divulgação TP

Após um convite do governo do Estado, no início de 2023, o município de Pinheiro Machado, está se preparando para promover um importante evento no próximo sábado, dia 24 de junho, a 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro.
O evento será na Câmara de Vereadores e Vereadoras, a partir das 8h, sendo uma realização da Prefeitura de Pinheiro Machado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, com o apoio das Casas de Religião.
Em entrevista ao Tribuna do Pampa, a secretária Vivian Alves explicou que esteve em reunião com a diretora do Departamento de Igualdade Étnico Racial do Rio Grande do Sul, Danny Figueiredo, e com o servidor Diego, na cidade de Porto Alegre para orientações. Vivi relatou ainda que após a decisão de realização do evento por parte do Executivo, as Casas foram chamadas para uma reunião. “Desde que o contato do Estado foi feito, o prefeito Ronaldo Madruga se mostrou parceiro, sempre destacando que o município é laico e que apóia todas as religiões, que todas são de interesse do município. A partir daí, chamei as Casas, fizemos algumas reuniões e teremos esse importante evento, que é uma oportunidade que o município está dando para que o povo de terreiro possa discutir suas demandas e lutar por seus direitos”, explicou Vivi, destacando que a 1ª é um passo importante para o combate à intolerância religiosa e para o reconhecimento da diversidade cultural presente no município.
TEMÁTICA – De acordo com a secretária, uma palestra será ministrada pela Yalorixá Natália d’Oyá, de Canguçu. A Conferência seguirá as determinações estaduais, tendo como tema central: “Direitos Humanos, Democracia e Descolonização: contribuições da Tradição de Matriz Africana e Afro-Umbandista”, com os seguintes eixos temáticos: Eixo I – Violências Históricas, Desigualdades Estruturais: o debate atual sobre Justiça Civilizatória; Eixo II – Afrocentricidade, Etnodesenvolvimento, Saberes e Territórios do Povo de Terreiro: Políticas Transversais; Eixo III – Valores e Perspectivas para a Descolonização da Democracia, Organização e Participação Política. Os eixos ficarão a cargo das Casas de Religião.
IMPORTÂNCIA – Para saber o que a conferência representa para o povo de religião matriz africana, o jornal conversou com Babalorixá Paulinho de Iemanja Boci. “A conferência será de grande relevância pelo fato de ser uma religião onde sofremos muita intolerância e discriminação. Sendo assim, irá aproximar as casas religiosas para fazermos uma política social, de modo que as pessoas entendam um pouco da nossa religião”, falou.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook