Papo de Redação – 23 a 25/FEV/2022

VIRALIZOU

Um vídeo postado na página do Facebook do TP viralizou, como se fala no jargão da internet, ou seja, muita gente viu a postagem. O vídeo é do narrador esportivo Galvão Bueno, mostrando a colheita de uvas em sua propriedade às margens da BR-293, em Candiota, a Bueno Wines Estate. O número de pessoas alcançadas estava até esta terça-feira (22), em incríveis 1,4 milhão de pessoas, com 664 mil visualizações, 1000 compartilhamentos, 9,3 mil curtidas e 392 comentários.

SONDAGENS EM CANDIOTA

Iniciaram na última semana, as sondagens na área de 10 hectares adquirida pela empresa Hipermix, onde se pretende construir uma indústria de armagassa e concreto com utilização da cinza proveniente da queima do carvão. O local é estratégico, pois está localizado ao lado da Usina de Candiota, na Vila Residencial. O prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), o vice-prefeito Paulinho Brum (PSDB) e o vereador Marcelo Gregório (PSDB) – que é um entusiasta e acompanha o empreendimento desde o início, estiveram no local quando foram feitas as primeiras perfurações para sondagens da melhor localização para a construção da planta. O empreendimento tem a participação societária do renomado ex-jogador de futebol uruguaio, Diego Lugano.

ATERRO EM CANDIOTA
O debate na primeira sessão da Câmara de Candiota, que voltou do recesso efetivamente nesta segunda-feira (21), foi mais acirrado em torno de um requerimento da vereadora Luana Vais (PT), que pedia o aterro por parte da Prefeitura em quatro terrenos localizados na rua Ulisses Guimarães, na sede do município. O requerimento foi rejeitado pela maioria governista, sob a alegação de que as obras serão executadas ao seu tempo. Luana disse que uma pessoa ligada ao governo já teria recebido o aterro e as demais famílias não. O vereador Dino Pech (PTB), líder do governo, rebateu, dizendo não crer que a vereadora fazia a velha política, de, em sabendo que as obras vão acontecer se adiantar com o pedido. A vereadora então pediu a divulgação do cronograma da obra.

PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS
A diretoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) negou, na última sexta-feira feira (18), o pedido de prorrogação da assembleia-geral extraordinária da Eletrobras, que deve decidir sobre a privatização da estatal. O pleito foi apresentado pela Associação dos Empregados da Eletrobras (AEEL). Acionista minoritária da Eletrobras, a entidade procurava adiar a reunião por no mínimo 30 dias a partir da disponibilização de todos os documentos que julga importantes para a deliberação da assembléia. Na última semana também, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a modelagem de venda da segunda maior estatal do Brasil e também uma das maiores do mundo no setor de energia. Vale lembrar que a Usina de Candiota, pertence à CGT Eletrosul, que é uma subsidiária da Eletrobras.

USINA DE CANDIOTA
Falando em Usina de Candiota, segundo a Assessoria de Comunicação da CGT Eletrosul, a unidade já voltou a operar, porém a parada técnica, que iniciou em janeiro e mobilizou um contingente importante de pessoas, ainda não acabou. Segundo relatado, faltam ainda pequenos ajustes e detalhes, que devem ser finalizados esta semana.

MINEIROS DE CANDIOTA
Uma Assembleia Geral Extraordinária foi convocada para a tarde desta quarta-feira (23), pelo Sindicato dos Mineiros de Candiota. O encontro está marcado para às 16h em primeira convocação e às 16h30 em segunda, tendo por local a portaria principal da Mina de Candiota da Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Na agenda está aprovação da pauta para celebração de Acordo Coletivo de Trabalho para o período de 1º de maio de 2022 a 30 de abril de 2023; autorização para assinar acordo coletivo do trabalho e autorização para formular protesto judicial, mediação, instaurar dissídio e firmar acordo nos respectivos autos.

ESTIAGEM EM PEDRAS
A Prefeitura de Pedras Altas informou que o plano de trabalho do município junto a Defesa Civil Nacional, que aguardava resposta desde o dia 27 de janeiro foi aprovado e aguarda o recebimento de recursos devido ao decreto de Emergência em decorrência da estiagem que afetou o município. Conforme o Executivo a aprovação é fruto de um trabalho coletivo com o secretário de Agricultura Ivanilson Moreira (Kako), o presidente da Câmara de Vereadores Arildo Madruga e vereadora Maria Eliana Azevedo. O Executivo ainda agradece a atuação do deputado federal Afonso Hamm que proporcionou agenda junto á Defesa Civil Nacional e a secretária de Assistência Social de Pedras Altas Viviane Peixoto, pelo trabalho de preenchimento do sistema.

TELHAS EM PEDRAS ALTAS

A Defesa Civil Municipal de Pedras Altas realizou um mutirão e fez a entrega de telhas e madeiras para as famílias que tiveram suas casas destelhadas pelo temporal que ocorreu ainda no mês de fevereiro no município. Através do trabalho integrado das Secretarias de governo foi efetuada a compra e entrega pela Defesa Civil da cidade.

INDEFINIÇÃO NO ESTADO
O governador Eduardo Leite (PSDB), apesar de ter dito que não concorda com a reeleição, segundo se sabe, está sendo muito pressionado para ser candidato novamente ao governo estadual em outubro próximo. Há uma expectativa de que Leite estaria saindo do ninho tucano e então seria candidato a presidente da República pelo PSD do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. No momento ainda está tudo indefinido neste sentido.

Comentários do Facebook