Papo de Redação – 29 a 31/AGO/2023

LANÇAMENTO DA 40ª FEOVELHA         

 

A diretoria do Sindicato Rural de Pinheiro Machado já está trabalhando para a realização dos 40 anos da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). A primeira agenda oficial será cumprida nesta quarta-feira (30), a partir das 14h30, no auditório da Farsul, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A divulgação do evento pinheirense tradicionalmente tem início na Expointer, local que reúne milhares de pessoas ligadas à ovinocultura e ao agronegócio no geral.

 

REUNIÃO DO POLO REGIONAL

Falando em carvão, acontece no próximo dia 1º de setembro, uma reunião para debater e encaminhar a proposição do projeto de lei para incluir o Rio Grande do Sul no programa de transição energética justa. A iniciativa do encontro, que acontece na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) de Bagé, a partir das 9h, é do Polo de Inovação Energética e Ambiental do Pampa Gaúcho.

.

TROFÉU TP NO CANTO MOLEQUE

O jornal Tribuna do Pampa está programando entregar um troféu para a apresentação que tiver mais curtidas (soma de Facebook e Instagram) durante o 24º Canto Moleque da Canção Gaúcha, que acontece em Candiota nos dias 8, 9 e 10 de setembro. O TP irá publicar durante o primeiro e o segundo dia do festival (8 e 9), uma fotografia a cada intérprete que subir ao palco. A publicação que somar mais curtidas até a noite de domingo (10), receberá o Troféu Tribuna do Pampa, que será entregue juntamente com a premiação oficial do evento.

 

TROFÉU TP NO CANTO MOLEQUE 2

Vale destacar que o prêmio não levará em conta o desempenho musical ou qualquer outra avaliação técnica e sim apenas a quantidade de reações positivas nas redes sociais do jornal durante os dias do Canto Moleque. A ideia é apenas estimular as pessoas a interagir e saber mais sobre o maior festival de música nativista em sua categoria do RS, além de premiar a apresentação, neste caso, mais popular em nossas redes. O prêmio também é geral, independendo da categoria.

 

TRANSCAMPESINA

O prefeito e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), Luiz Carlos Folador (MDB) está muito empenhado novamente no projeto de construção da Rota Transcampesina, que corta pelo interior os municípios de Herval, Pedras Altas, Candiota, Hulha Negra e Aceguá.

 

CANTO MOLEQUE

Falando em empenho, o secretário de Cultura de Candiota, Diego Lima e sua equipe, estão a todo vapor para a realização da 24ª edição do Canto Moleque da Canção Gaúcha, que desde 2019 não é realizado no município em função da pandemia de Covid-19. O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de setembro e abrem os festejos farroupilhas da cidade.

 

CÂMARA DE CANDIOTA

 

Finalmente nesta segunda-feira (28), chegou ao fim a novela de qual suplente do MDB de Candiota iria assumir a cadeira deixada pela vereadora Hulda Alves, que assumiu a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, LBTQI+ e Igualdade Racial. O jovem Jonas Morais, o John, que era o quarto suplente, mas com a renúncia de Andréia Rangel (Déia), passou a terceira suplência, fez o juramento (foto) na sessão ordinário e assumiu o cargo de vereador. John, que era assessor nas Secretarias de Cultura e Turismo, assume a vaga porque o primeiro suplente, Diego Lima, é secretário de Cultura e o segundo, Adriano Revelante já ocupa uma cadeira, no lugar de Fabrício Moraes, o Bibi, que está secretário de Saúde.

 

CÂMARA DE CANDIOTA 2

Chegou uma informação de que o secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar de Candiota, Claudivan Brusque (PSDB), que é vereador eleito, estaria disposto a voltar para a Câmara. O TP entrou em contato com Claudivan, que negou a possibilidade. Caso procedesse essa situação, o movimento mexeria inclusive coma presidência da Câmara, pois Marcelo Gregório, que é o atual presidente do Legislativo, é o primeiro suplente tucano e ocupa o lugar de Claudivan.

 

INSTRUMENTOS EM CANDIOTA

Na última semana, na sede da Secretaria de Educação de Candiota, o secretário da pasta na cidade, Michel Feijó, recebeu a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Neli Betemps, professora Giovana Barella. Os gestores também aproveitaram o ato para rapidamente encaminhar demandas administrativas do educandário. Na oportunidade cerca de 80 novos instrumentos foram entregues à comunidade escolar do bairro João Emílio. A fanfarra da escola Neli conta com aproximadamente 50 integrantes, e deve se apresentar em diversas atividades programadas na Semana da Pátria de Candiota e da região. “A fanfarra da Neli desempenha um papel fundamental na preservação e transmissão da cultura, na criação de conexões entre seres e comunidades e na expressão de ideias e sentimentos. Estaremos sempre ao lado da educação que muda vidas”, expressou Michel.

 

INTEGRAÇÃO PEDRAS ALTAS

 

No dia 23, a Prefeitura realizou o segundo encontro do projeto Integração Pedras Altas. O local escolhido foi o Assentamento Lago Azul, no interior do município. O evento contou com a presença do prefeito Volnei Oliveira, vereadores (entre eles a presidente da Câmara, Nádia Venâncio) e secretários municipais, unidos em um esforço para levar as estruturas do governo municipal diretamente às comunidades. Durante o evento, os moradores do Lago Azul tiveram a oportunidade de conhecer de perto os representantes municipais, que se colocaram à disposição para ouvir suas preocupações e sugestões. Neste mesmo dia, a Escola Lago Azul, recebeu uma placa de identificação.

 

LDO EM PEDRAS

Também na última semana, ocorreu na sede do Sindicato Rural de Pedras Altas a apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2024. A ferramenta é a norma que dirige e orienta o orçamento de todo o governo para o próximo ano. Além de definir quais prioridades devem vir no planejamento, a LDO também traz uma série de regras para elaborar, organizar e executar o orçamento municipal.

 

ELEIÇÕES EM PEDRAS

Falando em Pedras, fontes da política local assinalam que o ex-vereador Adão Lemes, se movimenta para disputar a indicação dos filiados do PT para ser o candidato a prefeito da sigla em 2024. O prefeito Volnei, que é petista, já disse que pretende concorrer à reeleição. Caso a ideia de Adão se concretize, o PT pedrasaltense teria que passar por prévias.

 

ELEIÇÕES EM PEDRAS 2

O PT no Rio Grande do Sul teve uma experiência não bem sucedida neste sentido, quando Olívio Dutra estava no cargo de governador e o partido resolveu retirá-lo da reeleição, escolhendo numa prévia Tarso Genro, que depois nas eleições de 2002 foi derrotado por Germano Rigotto (MDB). Dessa época para cá, o PT tem evitado fazer prévias quando há candidato natural seu à reeleição. Mas claro que isso não é uma regra interna, tanto que em Hulha Negra, o então prefeito Erone Londero (já falecido) enfrentou prévias para poder concorrer à reeleição em 2016, tendo derrotado internamente Marino de Bortolli.

 

ELEIÇÕES EM PEDRAS 3

O tabuleiro na Cidade do Castelo começou a se mexer depois que o ex-vereador e empresário Amarildo Borges declarou ao TP na última edição do jornal, que é pré-candidato a prefeito pelo MDB. Se fala também num nome ligado ao agronegócio e ao bolsonarismo para a disputa eleitoral do ano que vem.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook