CORONAVÍRUS

Pinheirense que anunciou resultado positivo para Covid-19 já está recuperado

00 Em vídeo, Jeferson Borges confirmou resultado e descreveu sintomas da doença Foto: Reprodução TP

Considerado recupera­do. Desde a quinta­-feira (16) esse é o quadro de saúde do pinhei­rense Jeferson Borges, de 32 anos, que havia sido diagnosticado com Co­vid-19 – a doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a Vigilância em Saúde do município, um dia antes de ser liberado do isolamento domiciliar ele já estava assintomático.

No final da manhã de domingo (12), Jeferson utilizou uma rede social para anunciar o resultado positivo do exame RT-PCR (considerado padrão ouro para detectar o vírus). Con­forme relato, ao identificar os primeiros sintomas, foi afastado do trabalho e pro­curou atendimento médico particular. A Votorantim Cimentos, empresa onde atua, arcou com os cursos do procedimento. Desde o dia 2 de julho o pacien­te estava em isolamento e sendo monitorado por tele consulta pela equipe da Vigilância em Saúde de Pinheiro Machado. A esposa e os filhos também permaneceram em casa e serão testados em momento oportuno.

SINTOMAS De forma muito tranquila e trans­parente, através de uma transmissão ao vivo pela internet, Jeferson optou por anunciar aos amigos e co­nhecidos sobre o diagnósti­co. Ele também conversou com o jornal naquele dia. “De todos os sintomas da Covid-19 que o pessoal alerta e que a gente vê fa­larem na televisão,o único que eu realmente não tive foi a falta de ar. Febre, dor no corpo e aqueles sinto­mas gripais eu tive. Mesmo com medicamento é uma febre chata de passar e o máximo que baixava era até 38 graus. Ainda não sinto olfato e paladar, é bem estranho não sentir cheiro e gosto de nada. Posso cheirar um perfume forte e não sinto nada mesmo”, relatou durante o anúncio.

ISOLAMENTO Sobre o período em casa, ele também fez questão de comentar. Conforme des­creveu, o isolamento é algo estressante, “a gente fica meio louco e dá vontade de sair correndo mesmo”, dis­se com bom humor. Apesar disso, considera de extrema importância permanecer em casa. “Eu, minha esposa e meus filhos não saímos mais etodos eles apresenta­ram sintomas: uns diferen­tes dos outros, uns mais e outros menos. O negócio é se isolar e se cuidar mesmo. Queria deixar claro que me cuidei, procurei não conta­minar ninguém e estamos todos bem”, disse.

Segundo Jeferson, o apelo e alerta vai para quem ainda vai passar pela doença causada pelo novo coronavírus. Também con­sidera essencial que procu­rem atendimento médico assim que identificarem os sintomas para que nada seja agravado com o passar dos dias, visto que os protoco­los para testagem e o resul­tado do exame laboratorial são demorados. “Neste período que ainda não se tem um diagnóstico, é im­portante não circular por aí. Espero que todos que passem por essa doença também se cuidem, porque por mais sutil que seja, as pessoas que estão aqui em contato comigo também apresentaram sintomas. É sério, eu nem acreditava nesse coronavírus e pe­guei. Tratamos de cuidar as outras pessoas, o restante da família não deixamos chegar perto, as idas ao mercado os meus pais e a minha sogra que estavam fazendo e deixavam aqui”, relatou e finalizou pedindo que as pessoas se cuidem e tenham mais empatia umas com as outras.

TESTAGEM Segundo as enfermeiras da Vigilância em Saúde, Carolina Faria, Marina Scheer e Rosane Pires, são seguidos os cri­térios de testagem da pró­pria Secretaria Estadual de Saúde (SES) – revisados e atualizados periodicamen­te. “Até o momento, tal usuário não tinha critério para realizar o teste RT­-PCR da Covid-19 pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), tendo optado por realizar na rede particular. O mesmo só apresentaria critério para realizar o teste rápido da Covid-19 a partir do décimo dia de sintoma”, explicaram.

 

Comentários do Facebook