CUIDADO AMBIENTAL

Programa Terra da Gente faz gravações em Candiota com projeto Felinos do Pampa

Programa que mostra Seival vai ser veiculado no início de 2023

Ocorreram filmagens de captura, coleta de material e soltura de felinos Foto: Divulgação/TP

Recentemente, a equipe do Programa Terra da Gente acompanhou o projeto Felinos do Pampa, realizado junto a Seival, em Candiota. Na oportunidade, jornalistas e cinegrafistas do município de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, acompanharam as pesquisas envolvendo a ecologia de felinos silvestres das florestas e várzeas do rio Jaguarão.

De acordo com a integrante da Felinos do Pampa, Marina Favarini, a equipe pôde filmar a captura, coleta de material biológico e soltura de um gato-maracajá, bem como a captura e monitoramento por GPS de um gato-do-mato-grande melânico, que possui pelagem totalmente escura.

Ainda segundo Marina, a gravação também incidiu sobre as ações educacionais do projeto junto a comunidade, destacando as campanhas de vacinação e monitoramento de animais domésticos, as placas de sinalização de trânsito instaladas para evitar atropelamento de felinos ao longo da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) e do acesso a UTE Pampa Sul, a revitalização da pista de skate da praça de Seival com a temática voltada aos felinos e as medidas de redução de conflitos através da criação de galinheiros anti-predação e reposição de aves domésticas abatidas pelos felinos silvestres.

FELINOS DO PAMPA – O Projeto é formado pelos pesquisadores Felipe Peters, Marina Favarini, Flávia Tirelli, Suelen Segui e Ana Paula Albano, os quais desenvolvem práticas de conservação e monitoramento com ênfase nas espécies de pequenos felinos silvestres que ocorrem no bioma Pampa. É vinculado ao Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Pró-Carnívoros) e integrado a agenda de projetos do Geogffroy’s Cat Working Group. Todas as ações são autorizadas por parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

TERRA DA GENTE – O Programa vai ao ar todos os sábados, às 14h, e pode ser visto pela EPTV ou pela Globo Play. As gravações em Seival serão apresentadas nas primeiras semanas de 2023, sendo a data divulgada no perfil @terradagente. “Será uma oportunidade de apreciar imagens exclusivas da vida selvagem e conhecer os desafios que precisam ser vencidos pelos pesquisadores para realizar o estudo com felinos silvestres”, disse Marina.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook