MEIO AMBIENTE

Segundo G.E Candiota, corte de eucaliptos trará benefícios ao estádio 20 de Setembro

Parceria entre empresa e diretoria do Grêmio Candiota garante a revitalização do espaço e tem como objetivo torná-lo em um complexo ambiental de lazer e esporte

Empresa que está retirando as árvores realizará a revitalização do vestiário, pintura dos muros e a recuperação do que foi danificado durante o corte das árvores Foto: J. André TP

O corte dos eucaliptos no entorno do estádio 20 de Setembro, localizado na Vila Residencial, tem causado estranheza na população devido ao transtorno da execução deste trabalho. No entanto, este foi um pedido da própria diretoria do Grêmio Esportivo Candiota, que usa historicamente o local para os seus jogos e treinamentos.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Josuélem Ávila, a Jô, a diretoria solicitou à pasta a liberação para a retirada das árvores e que essa era uma demanda antiga do campo. “Eles não obtinham sucesso porque a área pertencia à então CGTEE, hoje CGT Eletrosul. Como a área foi repassada ao município, então nos foi solicitado, nós realizamos um levantamento e foi verificado que as raizes das árvores estavam danificando o dreno do gramado do campo”, relatou.

Sem o sistema de drenagem do campo funcionar corretamente, o gramado ficava desidratado no verão. Além disso, o crescimento das raízes dos eucaliptos condenou o vestiário, oferecendo risco para quem utiliza. Segundo Jô, com a liberação também ficou acertada a compensação ambiental, em que terá que ser feito o plantio de árvores nativas e frutíferas, não só no local, mas no entorno do campo também. A supressão acontece apenas na lateral do campo onde está localizados os vestiários. Atrás das traves não haverá cortes.

Atrás das traves não haverá cortes Foto: J. André TP

Um dos integrantes da direção do G.E Candiota, Axel Costa, relatou que dessa forma, o local poderá se tornar um complexo ambiental de lazer e esporte. “Através desse projeto, de recuperação ambiental, tanto do campo e do entorno, poderemos buscar recursos, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente com projetos socioambientais para investir em mais melhorias”, falou.

Buscando uma parceria que trouxesse retorno para o estádio, também foi acertado entre a diretoria e uma empresa particular, que está retirando as árvores, sendo que a mesma realizará a limpeza da área e a revitalização do vestiário e muros, além do conserto da torre de iluminação local que foi atingida durante a operação.

Axel relatou também que todo este acordo foi aprovado por unanimidade pelos atletas da agremiação. “Hoje contamos com mais de 80 atletas e queremos melhorias nos nossos espaços de lazer em Candiota que já são poucos, então a gente luta e preza para que possamos dar boas condições para quem utiliza esse espaço e continuar com o nosso trabalho voluntário”, finalizou.

A supressão acontece apenas na lateral do campo onde estão localizados os vestiários. Foto: J. André TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook