ENERGIA

Segundo investidores, Candiota vai sediar o maior parque solar do Sul do Brasil

Na próxima quinta-feira (22), uma exposição do projeto será feita na Câmara de Candiota

Com investimentos que podem chegar a R$ 300 milhões, a empresa gaúcha Uranio Group Energia Ltda irá instalar em Candiota um projeto que pretende ser o maior parque fotovoltaico da região Sul do Brasil. O projeto será totalmente financiado com recursos privados e iniciará as obras em 2023.

O parque será instalado em áreas já mineradas da Mina de Candiota, pertencentes à Companhia Riograndense de Mineração (CRM), que irá ceder a utilização do local por 25 anos, obtendo como contrapartida o valor de 1,20% do faturamento bruto mensal da usina. Após esse período as instalações ficarão para a Companhia.

O Termo de Permissão foi assinado na tarde desta quinta-feira (15), na sede da Companhia, em Porto Alegre, e este é o primeiro passo para as futuras instalações que ainda necessitarão de diversos estudos ambientais e de viabilidade para sua implementação.

O Termo de Permissão foi assinado nesta quinta-feira (15), na sede da CRM, em Porto Alegre Foto: Evair Lopes/Especial TP

As obras poderão iniciar no primeiro semestre de 2023, gerando na primeira etapa, a produção de 5MW, e logo após lotes com capacidade de aproximadamente 20MW, podendo atingir o limite inicial de 100MW, conforme a Chamada Pública realizada.

Segundo o presidente da CRM, Melvis Barrios Junior, os investimentos totalmente privados, ou seja, sem recursos públicos, serão muito importantes para o município. “Candiota está se tornando um importante polo gerador de energia com matrizes diversas gerando quase 10% da produção gaúcha, trazendo desenvolvimento e renda para a região”, afirmou.

De acordo com o prefeito Luiz Carlos Folador este desfecho passou por uma longa caminhada de avanços e recuos, onde a Prefeitura auxiliou, tanto do ponto de vista técnico como político, para que se chegasse a este momento da assinatura do termo. “Candiota vai se consolidando como a cidade que mais gera energia elétrica para o RS”, comemora Folador.

O engenheiro Claudiomiro Antônio Rigo, diretor e sócio da Uranio Group Energia Ltda, salientou que a opção pela instalação do parque fotovoltaico em Candiota ocorre devido a posição estratégica da área em relação as linhas de transmissão e pela excelente capacidade de captação solar da região, enfatizando o amplo apoio por parte da CRM e Prefeitura Municipal de Candiota.

Na próxima quinta-feira (22), o Grupo Urânio Energia fará uma apresentação pública do projeto na Câmara de Candiota, para conhecimento da comunidade local. Além do prefeito Folador e das diretorias da CRM e Urânio, participaram do ato, o presidente da Câmara de Candiota, Ataídes da Silva e os vereadores Marcelo Gregório e Gildo Feijó (que também é superintendente Administrativo da CRM/Mina de Candiota).

Comentários do Facebook