NOVEMBRO ROXO

Sessão de fotos com bebês prematuros é realizada na UTI Neonatal em Bagé

No total, oito bebês foram fotografados na unidade

Na última sexta-feira (18), os bebês que estavam internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Santa Casa de Caridade de Bagé, receberam uma sessão de fotos newborn (recém-nascida) fruto de um trabalho social, onde a fotógrafa bajeense Roberta Hecht, participou.

Roberta recebe mais de 60 bebês anualmente para realizar esse tipo de ensaio Foto: Divulgação TP

A ação foi realizada pelas estagiárias do curso de Psicologia da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), que foram convidadas pela médica responsável da UTI para realizar um projeto extensivo com as mães dos bebês internados, após efetuarem um projeto sobre o aleitamento materno juntamente com a coordenadora do curso. Além disso, o mês de novembro também é marcado pela cor roxa, em referência a prematuridade, o que resultou em atividades alusivas como a sessão de fotos.

A equipe do TP entrou em contato com uma das acadêmicas, Bruna Artigas, que explicou como tudo aconteceu. “Teve alguns eventos dentro da UTI e nós tivemos a ideia de fazer o newborn. Daí eu liguei para a Roberta e convidei para fazer essa parceria, já que não teríamos como pagar, e ela topou na hora”, explicou Bruna que foi uma das assistentes de Roberta.

Com um trabalho de 11 anos, Roberta fotografa newborn há mais de quatro anos, onde recebe mais de 60 bebês anualmente. Em conversa com o TP, a fotógrafa falou sobre a sua experiência com a neonatal. “Eu aceitei na hora, e a sessão foi dentro das possibilidades de cada bebê. Alguns não puderam sair da incubadora, e outros já estavam quase dando alta, então conseguimos fazer mais poses”, disse Roberta, que ressaltou o trabalho realizado dentro da unidade, onde muitas mães passam muito tempo até irem para suas casas com os filhos. “Muitos quando receberem alta, já não vão conseguir fazer o newborn”, destacou.

O espaço da UTI foi transformado em um estúdio de fotos, onde meninos e meninas esbanjaram charme para as lentes. “Eu levei a minha estrutura e tudo o que consegui para dentro do hospital, e improvisamos fundo para foto lá mesmo. As meninas da enfermagem e da psicologia ficaram de minhas assistentes, e foi incrível. Eu recebi muito mais do que doei, e com certeza eu saí outra pessoa de lá”, afirmou Roberta.

RECORDAÇÃO ESPECIAL – A alegria das mamães é poder registrar os primeiros dias de vida de seus filhos, especialmente em sessões de newborn, o que é comum atualmente. Mas infelizmente, nem todas as crianças recebem alta a tempo. Por isto, o TP conversou com duas mães que, não foram até um estúdio fotográfico, mas conseguiram os registros dentro da unidade graças ao trabalho voluntário.

Dinair de Jardim é mãe da Alice de Jardim Rodrigues, que veio ao mundo com apenas 30 semanas de gestação. A pequena que nasceu no dia 31 de outubro, tem pouco mais de 20 dias e participou da sessão de fotos. Dinair falou sobre esta experiência. “Foi uma emoção muito grande, e vou levar essas fotos pro resto da vida, já que nós da família não podemos tirar fotos”, disse a mamãe. Além disso, Dinair que já é mãe de segunda viagem, contou que estes foram os primeiros registros da filha desde o nascimento, oportunidade que o projeto levou. “Resultado maravilhoso, estou encantada”, finalizou.

Alice nasceu após 30 semanas de gestação Foto: Roberta Hecht/Especial TP

O jornal também conversou com Thais Funari, mamãe do Felipe Alves Funari, que moram em Isidoro Noblia, no Uruguay. O pequeno nasceu com 34 semanas de gestação, e ficou 10 dias internado na UTI Neonatal. Um dia após a realização do newborn, Felipe recebeu alta e já está em casa com a família e sua irmãzinha mais velha. Thais falou sobre a oportunidade que receberam. “Fiquei surpresa! Foi uma iniciativa excelente, pois muitas mães não têm a oportunidade de fazer o ensaio, porque os bebês ficam até mais de 30 dias”, destacou.

Felipe ficou 10 dias na UTI, mas agora já está em casa Foto: Roberta Hecht/Especial TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook