POLÍTICA

Sete projetos de lei beneficiam com mais de R$ 530 mil a bacia leiteira candiotense

Proposições de autoria da Prefeitura estão tramitando na Câmara de Vereadores

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Os produtores de leite de Candiota aguar­dam os trâmites na Câmara de Vereadores para acessarem recursos, espe­cialmente até meados de maio, para fazerem o plan­tio de pastagens. Contudo, não é só neste sentido e sim em vários setores da produ­ção leiteira do município que sete projetos de lei estão tramitando desde o início deste mês no Legislativo.

As iniciativas pre­veem assinaturas de ter­mos de cooperação técnica entre o município e duas cooperativas com atuação no segmento em Candiota – Cooperativa de Produ­ção Agropecuária do Pam­pa Gaúcho Ltda (COO­PAMPA) e Cooperativa de Produção e Trabalho, Integração Ltda (COPTIL). Os projetos versam sobre assistência técnica, aquisi­ção de sementes, insumos, combustíveis, manutenção de frota, manutenção da rota leiteira e implantação de pastagens, totalizando R$ 536 mil (ver quadro).

Os sete projetos de lei tramitam em regime de urgência no Legislativo, especialmente em função dos prazos de plantio das pastagens. Na justificativa dos projetos, o Executivo assinala o fortalecimento da bacia leiteira como sendo uma atividade fundamental à população rural no muni­cípio, garantindo fomento à produção leiteira, especial­mente das famílias assenta­das, com maior segurança, aumentando as condições de escoamento do produto ao mercado consumidor. “Assim, mediante este sub­sídio, o que se pretende impulsionar medidas para manter os produtores no campo e que tornem nos­sa produção de leite mais competitiva no mercado em face principalmente da facilitação da importação de leite em pó que impacta diretamente no pequeno produtor”, assinala as jus­tificativas.

O prefeito Adriano dos Santos (PT) reforça a importância dos projetos, destacando que sua gestão tem feito um esforço para o fortalecimento deste setor. “O leite representa aquele renda mensal para muitas famílias rurais e por isso nossa atenção para refor­çar esta importante ativi­dade econômica”, aponta.

Na última segun­da-feira (22), houve de­bate da matéria entre os vereadores, sendo que neste momento os projetos estão sendo analisados nas comis­sões técnicas, inclusive no aguardo do envio de mais informações.

Comentários do Facebook