MUDANÇA NO GOVERNO

Vice-prefeito, Igor Canto, deixa a Secretaria de Obras de Hulha Negra

Já está atuando frente a pasta o servidor Eder Pereira, que já trabalhava na Secretaria de Obras

Vice-prefeito Igor Canto, afirmou continuar à disposição da comunidade Foto: Silvana Antunes TP

Em entrevista concedida ao Tribuna do Pampa, o vice-prefeito de Hulha Negra, Marco Igor Ballejo Canto, confirmou a saída da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Trânsito de Hulha Negra. Ele estava a frente da Secretaria pela segunda ocasião, desde 10 de março de 2020, já tendo também atuado na pasta de 2017 a 2018 até assumir por um ano a Secretaria de Saúde.

Questionado pelo jornal sobre o que o levou a deixar o comando da Obras, Igor Canto afirmou que a decisão foi em conjunto com seu partido, o PDT. “Mesmo não oficializada, mas seguindo a ordem natural, sou o único candidato a Prefeitura de Hulha Negra em 2024 e meu partido reconheceu que era o momento de deixar a função. Eu estava passando por muito desgaste. O maior problema era não ter autonomia na sede do município – assumida pelo prefeito Renato Machado e o funcionário Luiz Amaro. Eu não tinha maquinário para usar e tudo que era solicitado não podia fazer pela sede”, explicou.

Com relação ao interior do município, Igor lembrou que há muitas extensões de estradas e que por mais que se faça, sempre haverá reclamações. “Sabemos que nunca ninguém conseguiu fazer tudo a contento, mas quando assumi a pasta, fiz dois mil cartões de visitas e todos os produtores rurais e assentados ficaram com meu contato para que eu pudesse dar atenção a todos. Mas principalmente neste ano, passamos por uma situação muito difícil, de muita chuva, fato considerado fora da realidade, tornando difícil manter as coisas em ordem. As pessoas, às vezes, não conseguem ter esse entendimento, os problemas foram gerais em diversas áreas”, ressaltou.

Devido ao compromisso firmado com a comunidade, Igor Canto informou que irá seguir atendendo a todos. “As necessidades serão passadas para o funcionário Eder Pereira, que já trabalhava comigo e está assumindo a Secretaria”.

ATUAÇÃO – O TP perguntou ao vice-prefeito como ficará seu trabalho no Executivo. Ele disse que muitas coisas precisam ser feitas, inclusive participar de agendas em que o prefeito não tiver condições de participar, além de verificar e dar suporte ao andamento das atividades e trabalhos das Secretarias.

Igor ainda lembrou ser coordenador de Turismo de Hulha Negra e já estar desenvolvendo uma série de trabalhos na região. “Temos projetos em andamento e recursos chegando por meio da formação do Conselho Municipal de Turismo. Há muita verba para essa área. Estou bastante envolvido com essa atividade. Também tem o esporte, que mesmo não tendo Secretaria específica e não sendo o responsável pela área de esportes, há o que ser feito”.

Por fim, Igor lembrou do trabalho junto a empresa West Lácteos em busca de novas oportunidades, geração de empregos e renda para a comunidade com a possível instalação de uma indústria de laticínios no município.

AVALIAÇÃO – Por fim, o vice-prefeito faz uma avaliação dos períodos em que esteve a frente da Secretaria de Obras. Ele falou principalmente, em cascalho e equipamentos. “Pequei muito em não fazer mídia. Chegamos ao governo sem cascalho para trabalhar e maquinários quase sem condições. Na época negociei com Bagé. Precisava de cascalheira, procurei seu Nelton, no Quebracho, que nos repassou 5 hectares de cascalho, chegando a 19 mil cargas que foram para todas as estradas. Reformamos maquinários, colocamos em dia e mantemos em condições. Claro que temos máquinas que estão passando por manutenção, nossa frota está com mais de 12 anos de uso, quando estraga equipamentos, precisamos passar pelo processo de licitação para manutenção. A burocracia acaba fazendo com que às vezes não tenhamos o maquinário necessário para trabalhar e nem tudo saia como planejamos. Mas também é preciso citar que contamos com uma equipe de motoristas muito boa de trabalho”, lembrou.

O gestor destacou algumas conquistas. “A cascalheira da Serra da Hulha Negra foi liberada e nos foi oferecido mais dois hectares do seu Nelton. Na época mais difícil, de muita chuva neste ano, consegui fazer seis corredores que mereciam atenção, então a Secretaria segue fazendo as estradas. Organizou-se um depósito no interior com o cascalho para acesso mais rápido aos locais que necessitam de material”, citou.

Quanto ao tráfego no interior, o ex-secretário destaca que apesar dos problemas, o transporte escolar passa com os alunos pelos corredores, assim como o caminhão do leite, retirando em torno de 55 mil litros de leite por dia. “Neste ano foi difícil, com muita chuva, perdemos um pouco o controle da manutenção por não poder fazer. Há reclamações da comunidade sim, mas não tivemos veículos atolados e sempre prestamos apoio diante dos problemas pontuais que surgiam. São mais de mil quilômetros de estradas e nosso trabalho sempre foi voltado a toda comunidade, sem olhar partido político. Dentro de algumas dificuldades pode não ter sido possível atender alguém, mas sempre procurei agir com respeito e atender a todos”.

NOVO SECRETÁRIO – Segundo apurado pelo TP, já está atuando frente à Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Trânsito de Hulha Negra, o servidor Eder Pereira, que já é atuante e conhecedor das ações da Secretaria. A portaria com a nomeação deve sair em breve.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook